2012/01/03

Validação de Humanos Mais Divertida


Já todos se terão deparado com um dos aborrecidos Captchas nas suas andanças pela internet. Os Captchas (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) são testes dedicados a confirmar que é mesmo uma pessoa que está a fazer uma tarefa, como por exemplo um registo num site - e assim evitar o abuso ou automação dessa tarefa (permitindo a recolha de informação, ou a criação de milhares de contas falsas num serviço.)

Por normal, consistem na apresentação de um texto distorcido de forma a dificultar a vida a sistemas de reconhecimento de imagem, mas que uma pessoa deverá conseguir fazer sem problema. Isto... na teoria; porque na prática, os captchas têm-se tornado tão crípticos que muitas das vezes nem conseguem ser reconhecidos por pessoas reais, causando enorme frustração e transtorno.


Muitas têm sido as tentativas de tornar estes captchas mais amigáveis e úteis, como por exemplo o reCaptcha (que foi adquirido pelo Google) e que é bastante popular, que apresenta digitalizações de livros com palavras não identificadas, e que usa o serviço para algo útil (as pessoas ajudam a descobrir essas palavras difíceis); ou então quem pretendesse substitui-los por publicidade. Mas este Are You a Human também tem uma proposta bastante válida:


Em vez de textos crípticos e indecifráveis, este sistema apresenta mini-jogos que os utilizadores têm que resolver para provar a sua "humanidade".

A ideia é boa, e sem dúvida que - pelo menos a mim - parece-me ser menos irritante que os captchas com texto demasiado críptico. Mas de qualquer forma, continuo a achar que seja mais útil continuar a usar algo como o reCaptcha, que sempre vai ajudando na digitalização de textos e livros, e que não tem sido demasiado abusivo...

Mas para quem quiser uma alternativa mais divertida que os Captchas de texto... fica aqui a sugestão. (Daqui por uns tempos ainda passamos a ter high-scores e leaderboards para jogos de Captchas! :)

[via Tek Sapo]

8 comentários:

  1. Aqui fica uma alternativa interessante: wCaptcha: http://www.wozia.pt/blog/wcaptcha-a-better-captcha-alternative-jquery-captcha-plugin/

    ResponderEliminar
  2. Rúben Mendes3/1/12 16:06

    Não acho piada nenhuma a isto -.-, mesmo sabendo que é importante e tem lógica odeio ter que provar que sou humano!

    ResponderEliminar
  3. "...os captchas têm-se tornado tão crípticos que muitas das vezes nem conseguem ser reconhecidos por pessoas reais..." Pois, eu até começo a duvidar se sou realmente humano. :)

    ResponderEliminar
  4. Por vezes, fico sem vontade de deixar mensagens nos sites que os usam, mas vai sendo cada vez mais usual para evitar todo o spam. Eu recebo, no meu blog, meia dúzia por semana e, qualquer dia, vou ter que os usar igualmente e perder, assim, os feed-backs dos meus artigos.

    ResponderEliminar
  5. mas sao em HTML5, GIF, FLash? Porque se forem em Flash não funcionam e muitos aparelhos...

    ResponderEliminar
  6. Ontem usei um que gostei pois era só três letras perfeitamente legíveis mas como estavam em movimento tornava, penso eu, impossível para um computador compreendê-las.

    ResponderEliminar
  7. Quero partilhar algo que descobri recentemente.
    Das duas palavras que aparecem no captcha, só precisamos de escrever a palavra "inventada" para validar a nossa "humanidade".


    Fonte:
    http://9gag.com/gag/1259711

    ResponderEliminar
  8. @rss

    Isso não é novidade nenhuma, é precisamente o princípio de funcionamento do reCaptcha. E essa artimanha está efectivamente a subverter todo o seu funcionamento e aspecto "positivo".

    O sistema visa descobrir scans que não são identificados: e para isso apresenta uma imagem com uma palavra conhecida, e uma desconhecida.

    Sim, basta apenas colocar a palavra conhecida para que o processo passe à frente; mas são os resultados da palavra desconhecida que mais interessam - e que certamente descartam soluções que não sejam confirmadas por algumas centenas/milhares de pessoas.

    ResponderEliminar