2012/02/02

Firefox Web Developer Tools


O novo Firefox 10 já chegou, e com ele vários melhoramentos que continuam a fazer dele um dos browsers mais versáteis e apreciados pelos utilizadores... e também por todos aqueles que têm que desenvolver páginas web. Se o Firefox é já bastante apreciado pelos web developers graças aos inúmeros add-ons que existem para esse efeito, agora passará a ser ainda mais graças às novas web Developer Tools que integra.

Não é uma ferramenta "inovadora", pois já existem coisas semlhantes nos outros browsers (como o Chrome e Opera), mas é sempre agradável poder usar o Page Inspector para ver e alterar a estrutura e elementos de uma página HTML em tempo real.

Para além destas ferramentas, o novo Firefox possibilita a utilização de um modo Full-Screen para que se possam criar Apps mais imersivas, como jogos, por exemplo - e... só para causar mais confusão, talvez emuladores de outros sistemas operativos (fazendo com que seja apenas uma questão de tempo até que se esteja a correr um Firefox dentro de uma janela fullscreen de outro Firefox... ;) assim como suporte melhorado para WebGL (agora com anti-aliasing), transformações CSS 3D, etc.

3 comentários:

  1. Anónimo2/2/12 10:18

    O mais simples, pratico e eficiente! O único programa que vi até hoje que só sabe melhorar, longe de ser perfeito. É tão bom que continua a vencer com o boca em boca.Já usei vários, mas o firefox é de longe o melhor em estabilidade e organização! Fica a perder em velocidade para o Opera mas nos dias hoje isso não interessa nada. Long Live Fox!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não dispensa o uso do Firebug, especialmente para retornar response de ajax.. mas é bem rápido.. e quanto menos plugins, mais rapido e estável fica o FF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal dá..
      Na Web Console, botão direito e activar o Long Request and Response Bodies

      Eliminar