2012/02/02

Google Condenado a Pagar Meio Milhão de Euros por ter Mapas Gratuitos


Asterix dizia que os romanos deviam estar loucos, mas parece que desta vez são os gauleses que não regulam muito bem da cabeça... Em França um tribunal condenou o Google a pagar mais de meio milhão de euros por disponibilizar o seu Google Maps gratuitamente.

Segundo eles, isso constitui concorrência desleal para todos os outros que prestam serviços de mapas "a pagar".

O Google ainda não decidiu como irá prosseguir... mas isto pedia mesmo que simplesmente deixassem de dar acesso ao Google Maps em França... e deixarem a pressão pública falar por eles.

Bem sei que é lixado quando um gigante entra numa área e "lixa" os esquemas tradicionais já montados... Mas isso não é novidade nenhuma: lembram-se quando o Gmail apareceu? Também eu pagava por um serviço de webmail até então... e não demorou muito para que o tal serviço desaparecesse (mesmo se tenha sido também por culpa da sua falta de visão, pois já na altura tinha funcionalidades que ainda hoje o Gmail e outros "mails" não têm - como acesso por FTP, etc. e eu estava disposto a continuar a pagar por ele, caso não tivesse morrido).

Que raio de mania esta de que temos que estar protegidos contra tudo e todos: e que se alguém oferece um serviço melhor, e gratuitamente... temos direito a processá-los. E infelizmente é coisa que não se passa só na parte "digital", mas que também se alastra a todas as áreas da sociedade... Veja-se o caso da agricultura, onde também há sempre reclamações por subsídios... quer faça sol a mais, ou sol a menos, ou chuva a mais, ou neve, ou porque sim, ou porque não... E que depois às tantas vêm para a rua deitar fora toneladas de produtos excedentários que não podem comercializar - quando há tanta gente no mundo a morrer à fome.

ufff... desculpem o desabafo, e o desvio do tema inicial... mas estava a precisar libertar algum vapor. ;P

14 comentários:

  1. Os lideres estão loucos!

    Quando um serviço é competitivo a "justiça" ordena que este deve ser penalizado!

    Quando um serviço está "moribundo" (ex. Editoras discográficas) a "justiça" entende que o justo é manter este serviço à custa de taxas sobre os seus cidadãos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/2/12 10:44

    Os franceses que metam os mapas num sítio que eu cá sei. Humpf!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/2/12 10:46

    Se soubéssemos o que sabemos hoje estas empresas não cresciam tanto.

    ResponderEliminar
  4. Quando disponibilizarem musica gratuita na promoção de concertos (pagos ao artista), a "justiça" vai entender taxar a cultura com mais um imposto qualquer, e multar o prestador do serviço porque é justo (e com 10 motivos a explicar o comum mortal).

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/2/12 10:51

    Ainda vai chegar o dia em que taxam o consumo mensal da internet por Gb. FUUUUUUUUUU

    ResponderEliminar
  6. Qualquer dia também processam quem faça voluntariado, por concorrência desleal àqueles que trabalham para ganhar dinheiro. Ridículo.

    ResponderEliminar
  7. Há tantos exemplos de serviços que antes eram pagos e tornaram-se gratuitos ou encontraram maneiras mais "amenas" de cobrarem. Quem lembra quando tínhamos que pagar o acesso ao provedor de Internet (Telepac, Netc, Jazztel, etc.) e ainda pagávamos o trafego de dados? Houve um mês que paguei 75 contos à PT de trafego de dados mais os 5 contos da Telepac! Mais recentemente tivemos o caso da Tom Tom cujas acções em bolsa caíram a pique quando a Nokia passou a fornecer indicações da navegação através do Nokia Maps ( na altura Ovi Maps). Esse processo pede mesmo um boicote da Google à França!

    ResponderEliminar
  8. Ricardo Silva2/2/12 12:11

    estupefacto... é caso para -> "i don't want to live in this world anymore"

    ResponderEliminar
  9. Carlos,

    realmente acho ridículo isso que a frança faz, se alguém consegue oferecer aquilo que outros cobram, eles só têm que se adaptar, não pode haver nenhuma lei a protege-los, não faz sentido.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Cardoso2/2/12 13:31

    Assino por baixo.

    ResponderEliminar
  11. Se a KODAK fosse francesa se calhar ainda ia processar quem inventou a fotografia digital!! :(

    Existe um livro "Quem mexeu no meu queijo" que em termos de analogia refere estes problemas todos... mas neste casa quem ganhou foram os ratos que não se quiseram mexer... como diria o outro :

    C'est la vie!!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/2/12 23:36

    Carlos, a Google faz concorrência desleal, nenhuma outra empresa tem capacidade de fornecer esses serviços gratuitamente a não ser que tenham uma cadeia mundial de um outro negócio qualquer a suportar os custos. As empreas de cartografia empregam pessoas, têm custos. Eu acho justo que a google indeminize as empresas prejudicadas, até porque se a Google destruir a concorrência já que niguém tem arcabouço para lhe fazer frente, poderá depois decidir os preços de todo um universo de serviços com recursos cativos.. isso será muito pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaius Baltar3/2/12 11:17

      Se seguirmos essa linha de raciocínio não teríamos evolução, apenas a manutenção do status quo. Se o negócio das empresas de cartografia acabou é uma pena para elas e para os seus empregados, mas os clientes agradecem o facto de não pagar. Outro detalhe: A Google não está destruindo a concorrência para estabelecer preços, pois o serviço é gratuito.

      Eliminar
    2. Olá Gaius e demais,

      Bom, na verdade tem um detalhe nessa história que não está sendo considerado. A Google nunca garantiu que o serviço será gratuito pra sempre. E mesmo hoje ela já cobra para incorporar seus mapas de determinados serviços (coisa que ela não fazia quando criou o Google Maps).

      Então, sem entrar no mérito se a decisão francesa está correta ou não, quem garante que a Google não esteja fazendo isso para eliminar a concorrência e depois tomar conta desse mercado?

      Eliminar