2012/02/15

Notícias do Dia

Algumas considerações sobre o futuro da TV; o sensível tema da privacidade informática no local de trabalho; uma App fotográfica que remove os elementos indesejados quase que como por magia; os servidores de DNS do Google que não têm descanso;  novas placas gráficas da AMD que prometem gráficos de luxo a baixo preço; e o Libre Office 3.5 já está disponível, assim como o Clear para iPhone que já chegou à App Store (a 0,79€ vale a pena comprar nem que seja só para apoiar os seus developers).

Mas seguem-se as habituais notícias do dia:



Samsung Desvaloriza a hipotética TV da Apple


A Samsung não parece estar muito preocupada com a eventual entrada da Apple no mercado das TVs. E se é mais que certo que a Samsung terá centenas ou milhares de especialistas, e anos de experiência na área... será talvez bom relembrar o quanto a Apple foi igualmente subestimada quando surgiram os rumores de que se iria lançar no mercado dos smartphones. Também a Nokia e outros gigantes diziam que não teriam hipóteses de entrar num mercado já saturado... e todos sabemos o que aconteceu.

Não digo que a Apple consiga voltar a ter o mesmo efeito "perturbador" que teve nos smartphones... mas penso que estar a subestimar o que quer que seja que estiverem a preparar poderá ser um erro que terá que ser engolido daqui por alguns meses/anos.


Siri "descai-se" e revela que também fala Japonês


Se havia rumores de que estaria para breve o suporte de novas línguas para a Siri no iPhone 4S, eis que o mesmo parece ter sido confirmado... pela própria Siri!
É que basta perguntar-lhe que línguas ela fala para ela responder que fala japonês (o tal rumor de que se falava), mas que também está a aprender novas línguas para breve...


A Privacidade dos Contactos no iOS

Ainda referente aos iPhones e iOS, vai uma enorme confusão na comunidade sobre a recente descoberta de que a App Path enviava os dados da vossa lista de contactos para os seus servidores sem informar os utilizadores. Dados esses que apenas eram utilizados para encontrar possíveis amigos já registados; mas que despoletaram nova onda de revolta publica - incitada por alguns, e amenizada por outros.

A verdade é que muitas outras Apps o fazem... Não querendo com isto dizer que tal esteja certo. E o problema fulcral é que, enquanto o iOS impossibilita que se faça o acesso à vossa localização sem o vosso expresso consentimento (para que uma App que diga ser uma calculador possa estar afinal a fazer o tracking de onde andam sem que saibam), o acesso à vossa lista de contactos é algo que não esta sujeito a qualquer restrição e pode ser acedida por toda e qualquer App, que a poderá enviar para onde o developer muito bem entender.

Uma situação caricata, pois já tinha sido abordada pelo próprio Steve Jobs em 2010, e onde ele defendia que no processo de review pelos inspectores da App Store, essas situações seriam verificadas. (E ao que parece, confirma-se que esses tais inspectores afinal... não inspeccionam lá muito - já que o caso parece acontecer menos em Apps não aprovadas do que nas que se encontram na App Store!)

O mais simples, poderia simplesmente optar por pergunta de confirmação do sistema sempre que uma App tentasse aceder a vossa lista de contactos, à semelhança do que acontece com o GPS... Mas sem que por outro lado se caia no extremo oposto - como acontece no Android, onde temos tanta informação sobre o que uma App pretende fazer, que - falando por mim - já nem me dou ao trabalho de ler e aceito tudo o que me aparecer à frente. É o 8 e o 80... e o que precisamos será talvez de um 42 ou coisa por aí.


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: que tal tens achado as curiosidades do dia? É algo que deva continuar... ou nem por isso?

6 comentários:

  1. "Curiosidade do dia: que tal tens achado as curiosidades do dia? É algo que deva continuar... ou nem por isso? "
    Yeap, continua :)

    ResponderEliminar
  2. Claro que a "curiosidade do dia" é para continuar, nem se pergunta!

    ResponderEliminar
  3. Claro que deves continuar as curiosidades do dia!
    E se passarem a ser mais do que uma por dia também não era mau! :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho alguma curiosidade em relação às curiosidades. :P
    Por mim são para continuar. :)

    ResponderEliminar
  5. Continua com as curiosidades! Tem realmente sido bons momentos a recordar particularidades que hoje em dia ninguém se lembra, ou simplesmente coisas que se passa debaixo dos nossos olhos e que nos fazem pensar. E se pensar é bom, as curiosidades do dia são boas, a mais pura das lógicas hehe

    ResponderEliminar
  6. André Silva15/2/12 21:37

    Então pois está claro que as curiosidades devem continuar :) Só acho que deveria passar a constituir um sub-título do post, em vez de estar abrangido pelas "Curtas do Dia".

    ResponderEliminar