2012/02/01

Raspberry Pi em Kit? Não Obrigado

 O pequeno Raspberry Pi - um microcomputador de apenas $25 que não tem problemas a servir de media center com vídeo Full HD - continua a dar que falar. Tratando-se de uma plataforma que visa promover o regresso às origens, onde os programadores possam ter contacto directo com o hardware e tornar realidade as suas ideias, algumas pessoas terão estranhado este Raspberry Pi não ser fornecido em "kit" para ser montado pelos utilizadores.

Mas a resposta salta à vista assim que se olha para os chips que ele utiliza:


Estamos a falar de chips com pinos microscópicos e que não podem ser soldados por um ferro de soldar normal (maioria dos ferros de soldar terá uma ponta cuja dimensão seria maior que meia-dúzia destes pinos) e que requerem precisão sub-milimétrica no seu posicionamento na placa - coisa que é melhor feita por sistemas de montagem automatizados.

Algo que também me faz recordar o tempo em que revistas de electrónica enchiam os kiosks, e que depois com a progressiva miniaturização e desaparecimento de muitos componentes "clássicos" - a par do menor interesse do público - foram desaparecendo. Precisamente o tipo de tendência que este projecto pretende inverter.


Mas o hardware é apenas metade da questão... pois sem software, pouco de nada servirá:


E nesse capítulo, os apologista de uma solução completamente open-source irão sentir alguma frustração, já que existirão algums módulos proprietários, assim como uma escolha limitada de codecs vídeo (apenas MPEG4 e h.264 por agora, ambos com aceleração por hardware) devido às questões de direitos e pagamentos derivados.

Talvez com toda a "guerra" dos direitos de autor a que se tem assistido, também o open-source e as patentes de software sejam trazidos para a praça pública... e se possa dar um passo no sentido em que o open-source seja o elemento mais comum, e os softwares proprietários sejam a excepção à regra, sendo usados por valerem exactamente o que custam... e não por nos terem sido impostos "desde a nascença".

4 comentários:

  1. Quer dizer que será mais que certo que o raspberry Pi não conseguirá reproduzir HD (xvid ou divx).

    Não estou a ver um processador de 700mhz desenrascar isso sem a aceleração por hardware.

    Mas vamos lá a ver e se ele primeiro sai das linhas de produção ;)

    ResponderEliminar
  2. Ninguém mete vídeo de alta definição em xvid/divx.
    E pelo que diz ali, e pelo vídeo mostrado anteriormente também, alta definição tem aceleração por hardware e corre na perfeição.

    ResponderEliminar
  3. Foi a pesquisa e..

    "Xvid is not a codec, but an implmentation of mpeg4 part2, and we support it"

    HD em Xvid parece que não será problema afinal ;)

    @M4X

    Existem muitos conteúdos e resoluções de video típicas de HD codificadas com o xvid. Este é um problema que afecta por exemplo os utilizadores do XBMC na ApleTV2, esta com o processador A4 é incapaz de ler HD Xvid. Só em SD.

    ResponderEliminar