2012/02/29

Raspberry Pi Já Disponível


Faz quase um ano que se começou a falar de uma ideia louca, de construir um pequeno computador que custasse apenas $25 chamado Raspberry Pi. Uma ideia que demonstra que os computadores não se medem pelo seu tamanho nem pelo seu preço (afinal, até funciona como media center), e que tem causado um interesse redobrado pela programação e pela electrónica.

Depois de uma espera demasiado longa, eis que finalmente o primeiro lote de Raspberry PIs fica disponível para o público, e os resultados não se fizeram esperar... Ambos as lojas online que o disponibilizam (Farnell e RS) ficaram imediatamente fora de serviço perante o afluxo de visitantes interessados em adquirir um destes - desde já - icónicos modelos.

O mais certo é já ninguém conseguir um destes desejados microcomputadores (que já começam a ser oferecidos no eBay a preços bastante mais inflaccionados), e ter que esperar pelos lotes seguintes. E como boa notícia extra, mesmo o modelo A mais básico, que estava previsto ter apenas 128MB de RAM, vai chegar ao mercado com 256MB.

[Raspberry PI]

5 comentários:

  1. EU ja brinquei com um bixhinho destes e fiquei completamente parvo com o que e possivel fazer, em breve tudo o que e eletrodomestico vai ter um computador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E particularmente, consciencializar as pessoas para o que é possível fazer com hardware que à partida se poderia considerar "não dar para nada".

      Os próximos meses vão ser interessantes, à medida que mais e mais projectos forem surgindo e mostrando o que este pequeno "bichinho" é capaz de fazer! :)

      Eliminar
  2. Eu lá acordei às 6 da manhã, mas foi em vão.

    Dos dois fornecedores, um não vende directamente ao público em Portugal e o outro foi completamente afundado.

    ResponderEliminar
  3. sobretudo, o ser portátil, de baixo consumo e pequeno , pode ser aplicado em inúmeros projectos, já estou a imaginar um alarme para o carro, com gps, tracking, camara LOL, ou então para casa, ou media center com xbmc...

    ResponderEliminar
  4. O mercado embeded vai explodir em breve.... TUDO mas TUDO vai ter IP ecrã e software. (pronto "TUDO" é um exagero, o papel higiénico vai continuar burro) ;)

    ResponderEliminar