2012/02/22

Snapdragon S4 Krait Arrasa Concorrência


Todos sabemos que a luta pelo domínio dos equipamentos mobile está ao rubro, com todas as grandes companhias a investirem fortunas imensas para desenvolverem os mais potentes chips. E a Qualcomm parece ter encontrado uma fórmula ganhadora para o seu novo Snapdragon S4 "Krait". Um chip que, posto de forma simples, arrasa por completo com tudo o que existe neste momento, oferecendo o dobro do desempenho dos equipamentos actuais.


Graças ao seu processo de fabrico de 28nm, a Qualcomm supera - em muito - os chips actuais, ao mesmo tempo que consegue manter os consumos comedidos. E mesmo a utilização de um GPU "antigo" (Adreno 225) não causa grandes problemas, já que mesmo assim consegue ter prestações ao nível do que melhor existe neste momento (quando passarem para a nova série de GPUs, então imagine-se o quanto se tornará ainda melhor!)

Os primeiros equipamentos com este Qualcomm MSM8960 deverão chegar ao mercado já nos próximos meses... e a batalha pelo campeão do desempenho nos dispositivos mobile novamente terá que ser posta à prova.

3 comentários:

  1. Aqui estão a colocá-lo lado a lado com o Samsung Galaxy Nexus e o Asus eee Pad Transformer Prime (Tegra 3).

    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2400409,00.asp

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste comentário a referirem-se ao Antutu

    "in other words, it's using multiple cores too well"

    Eu gostava era que todos os software seguissem essa regra, mas fiquei bastante impressionado com o Snapdragon S4 mas tendo em conta isto:

    "Krait has many similarities with the ARM Cortex-A15 CPU"

    Não é de admirar, mas parece-me que o Tegra 3 é um bocado uma decepção e que realmente o futuro Tegra 4 que vai usar o ARM Cortex-A15 é que vai ser uma bomba.

    ResponderEliminar
  3. Mike, também já diziam o mesmo do Tegra2. Que era uma decepção e que o Tegra 3 é que ia ser!
    Vamos lá ver o que aí vem. Por este andar o utilizador comum vai poder prescindir completamente dos Intel x86 no prazo de 2 ou 3 anos.

    ResponderEliminar