2012/03/27

Formato Nano-SIM em Discussão


Não está fácil a decisão quanto ao novo formato que promete tornar os cartões SIM ainda mais compactos. Depois do cartão SIM que originalmente tinha o tamanho de um cartão "de crédito" (ah pois, o primeiro telemóvel - um Motorola - ainda levava um cartão desses :) e a passagem para o habitual "SIM", e depois o microSIM estreado pela Apple no iPhone 4... eis que iremos ter o Nano-SIM.

Mas a decisão quanto ao seu formato deste novo nano-SIM não está a ser pacífica, com a Nokia, RIM e Apple a apresentarem propostas diferentes.


A Apple sugeriu que simplesmente se continuasse a fazer o que se tem feito até aqui, cortando as bordas de plástico e mantendo apenas o "centro" do chip - uma técnica que permitiria que este cartão pudesse continuar a ser utilizado noutros equipamentos com recurso a adaptadores.

No entanto, esta opção obrigaria a que fosse utilizado um sistema de suporte, tipo "gaveta" ou outro - algo que os outros fabricantes parecem querer dispensar; optando antes por formatos completamente diferentes e mais semelhantes aos dos cartões microSD, que permitiriam um encaixe directo - à custa da compatibilidade com telemóveis mais antigos, pois não seria fácil existirem adaptadores entre estes formatos.

A decisão final está prometida para o final da semana... mas há também um obstáculo que poderá por em causa a solução mais simples da Apple, que é a exigência de que o novo cartão nanoSIM não possa ser colocado erradamente num slot microSIM. E a proposta da Apple parece falhar nesse aspecto.

O que é certo é que parece ser cada vez menos necessária (ou habitual) a troca de cartões SIM... pelo que me parece que o mais certo a longo prazo é mesmo que isto acabe por ser integrado nos equipamentos, e dispensando por completo a existência de slots/etc. (Algo que a Apple já tentou fazer, mas que teve forte oposição por parte dos operadores.)

1 comentário:

  1. Na minha opinião o da Nokia tem mais vantagens, desde evitar que cartões antigos sejam forçados para encaixar no novo suporte, não exigir bandeja, possuir dimensões mais reduzidas e os contactos terem uma dimensão superior. Agora não sei se com a oferta das patentes da Apple essas vantagens irão interessar...

    ResponderEliminar