2012/03/27

O Tráfego "que não conta"


A Comcast, empresa que recorrentemente aparece as notícias, quer seja pelo throttling ou pelo bloqueio de tráfego bittorrent, volta agora a surgir devido a um novo serviço de video on-demand nas Xbox.

É que ao contrário dos serviços de streaming de vídeo concorrentes, como o Hulu e Netflix, este serviço da Comcast não irá contar para efeitos de tráfego (cujo limite actualmente se situa nos 250GB mensais). E como tal, há quem diga que é precisamente o que se pretenderia evitar com a garantia da "neutralidade" da net, de que todo o tipo de dados deveria ser tratado da mesma forma e sem discriminação.

A Comcast defende-se dizendo que, uma vez que se trata de um serviço feito unicamente na sua rede interna, que não é o caso... Mas... o que é certo é que assim passa a ter uma vantagem sobre os serviços concorrentes.

Por cá também temos serviços - como o Music Box da TMN - que utilizam o mesmo sistema, de "não contar" o tráfego que utilizam... E com o streaming e o video on demand em HD a tornar-se cada vez mais comum, e a poder comer Gigabytes diários... parece-me que isto irá ser uma questão que recorrentemente voltará ao topo das atenções nos próximos tempos.

2 comentários:

  1. A TV da Meo faz o mesmo, não conta na TMN.

    ResponderEliminar
  2. E alguem conhece uma app android que consiga determinar o trafego consumido, identica à 3G Watchdog - mas que permita excepções?
    E que o uso do Music Box "engana" a app - ou seja, este trafego não é contabilizado, mas fica bem mais dificil de saber qual o consumo em concreto.
    E a app de apoio ao cliente da TMN não ajuda nadinha també, infelizmente... essa sim, já merecia ser totalmente renovada também, acho

    ResponderEliminar