2012/03/26

Ganhar e Perder o Desafio Windows Phone


A Microsoft tem feito várias campanhas de promoção do seu Windows Phone, e uma delas consiste num desafio em que qualquer pessoa pode participar com o seu smartphone e pô-lo à prova perante um Windows Phone - sendo que a primeira pessoa a realizar a tarefa pretendida ganha.

Os vencedores habilitam-se a ganhar um portátil no valor de $1000, aos derrotados é oferecida a possibilidade de trocarem os seus equipamentos por um Windows Phone... e claro, ficam sujeitos a terem a sua imagem utilizada pela MS para fins publicitários.

Um desafio interessante, mas que infelizmente parece sofrer de certas regras viciadas, como é relatado por Sahas Katta.

Sahas compareceu ao desafio, levando o seu Galaxy Nexus. Quando chegou a sua vez - e após ter desligado e reiniciado o seu Android em frente a um funcionário, para garantir que não havia programas "em cache" - pôs-se a postos para ver qual seria a tarefa que teria que realizar....

E o desafio foi: "Mostrar a temperatura em duas cidades diferentes".

Foi um desafio que caiu mesmo à medida de Sahas, uma vez que no seu Android tinha dois widgets que mostravam a temperatura de cidades diferentes. Uma vez que tinha desactivado o lock screen do seu Android, gritou "feito!" instantaneamente assim que clicou no botão de acordar o seu Nexus.

No Windows Phone, a tarefa demorou ligeiramente mais, pois embora também tivesse duas "live tiles" a mostrar temperaturas de duas cidades, foi necessário fazer o habitual gesto de deslizar para desbloquear o ecrã incial.

Mas foi aqui que as coisas começaram a ficar bastante estranhas... pois informaram-no de que tinha perdido.

Inicialmente disseram-lhe que era por não mostrar as temperaturas "logo ali", ao que ele espantado exibiu o seu Android a mostrar exactamente a informação pretendida logo no ecrã principal. E depois de mais algumas tentativas de explicação, outro funcionário abordou-o, com nova desculpa esfarrapada, de que era necessário mostrar as temperaturas de duas cidades diferentes em estados diferentes, e que isso era algo que o seu smartphone não era capaz de fazer (???).

Depois de mais alguma troca de argumentos e tentativa de esclarecimentos, ficou bem claro que não iriam admitir a sua vitória, e lá exigiram que ele fosse fotografado junto do painel dos "derrotados".


... Parece que seria um caso desnecessário... e o mais certo é ter-se tratado de um incidente isolado, causado por funcionários ultra-zelosos que foram para além das indicações da MS - já que noutras situações se viu este mesmo desafio, noutros locais, ter tido efectivos vencedores.

Como se não bastasse o facto de o desafio estar viciado à partida, com os Windows Phones a estarem preparados para a tarefa em questão (veja-se este caso: de que poucas pessoas terão dois widgets de temperatura no ecrã principal - mas que poderiam ter!), este será certamente um episódio que nada abonará da imagem que a MS pretenderá certamente ter.


Actualização: como seria de esperar a Microsoft já veio pedir desculpa pela situação, oferecendo-lhe um portátil e um Windows Phone como compensação.

7 comentários:

  1. Uai... que aconteceu ao meu comentário... O.o
    Aqui vai novamente:

    O problema é que não é um caso isolado.
    O lesado desse artigo expôs o caso no Reddit e apareceram logo vários casos identicos (o post original não é dele, mas ele comenta mais abaixo):
    http://www.reddit.com/r/technology/comments/rdgtz/i_won_the_windows_phone_challenge_but_lost_just/

    @BenThePCGuy (empregado da Microsoft que faz a publicidade de Smoked by Windows Phone), já pediu desculpa e disse para voltarem a fazer o desafio:
    https://twitter.com/#!/BenThePCGuy/status/184123838949359616

    Apesar de se saber que muitos destes desafios são "controlados", com a má publicidade que este assunto gerou, mais valia a Microsoft dar-lhe logo o prémio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Foste considerado spam, tive que ir aprovar manualmente. :)

      Eliminar
    2. Agora ficaram 2 :D (podes remover o antigo sff)

      Eliminar
  2. A MS até faz produtos bons, como aparentemente o Windows Phone, mas continuam a dar tiros ao lado quando se trata de perceber o que é que verdadeiramente conta na altura do consumidor final escolher o produto. Se o critério fosse velocidade pura com que se fazem as tarefas ainda hoje estaríamos a usar a linha de comando... e não estamos, pois nºao?

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi o WP perder no CES 2012....e vi o WP ganhar mais do que 80% das vezes. Foi no CES, não foi programado com ninguem. O que a MS pretende não é mostrar que é mais rapido, é mostrar que, com menos recursos (não tem telemoveis Dual Core), consegue fazer melhor ou igual aos seus concorrentes...

    ResponderEliminar
  4. Os_Passos26/3/12 23:20

    Outro dia o desafio era tirar uma foto e fazer o upload para o Facebook. Com um botão físico para tirar fotografias e integração com o Facebook o Windows Phone ganhava.

    A quantidade de sítios em que vi escrito "Windows Phone é o mais rápido" - sem dizer em quê, no título - foram mais que muitos.

    ResponderEliminar
  5. Continuação:

    http://skattertech.com/2012/03/i-got-my-laptop-a-windows-phone-both-are-up-for-auction-100-of-proceeds-go-to-charity/

    Vai colocar o portatil e telefone em leilão e doar o valor ganho a uma instituição de caridade.

    ResponderEliminar