2012/03/09

Notícias do Dia

Um Kinect com câmara time-of-flight para capturas 3D com maior qualidade que nunca; como fazer programas para iOS num sistema Windows (e também para Android); o sucesso do iPhone 4S na Chine (e os tarifários que por lá são oferecidos); touchscreens de alta velocidade da Microsoft para reacções sem lag;  afinações avançadas no Android facilitadas com o novo SetCPU; e... por falarmos em Android... o 1º aniversário do Apps do Android! :)

E a seguir, as notícias de hoje:


Modem USB WiMax Dispensa Drivers

Não há nada mais frustrante do que comprar um qualquer equipamento USB e ser confrontado com o aviso: "Obrigatório instalar os drivers antes de ligar ao PC!" Não seria bom se tudo fosse como um rato ou teclado, que são imediatamente reconhecidos sem necessidade de drivers adicionais?
O standard USB estabelece um conjunto de equipamentos genéricos, que vão bem para além dos ratos e teclados, e que incluem também dispositivos áudio e de rede... E foi isso mesmo que a ClearWire fez com este seu WiMax USB Stick.

Basicamente é um modem WiMax que permite o acesso à internet, mas que pode ser usado em qualquer sistema operativo moderno (do Windows XP ao Windows 7, passando pelo Mac OSX, Linux, Android e até pelo Chrome OS) sem necessidade de instalar qualquer tipo de driver.
Bastará que o equipamento em questão suporte a classe Remote Network Driver Interface Specification (RNDIS) ou Communication Device Class (CDC), para o poder usar.


Novo iPad 4G sem Suporte para o 4G Europeu


Más notícias para os que esperavam poder usar um dos novos iPads para navegar na net a velocidades "4G" deste lado do Atlântico. Ao que parece os dois modelos disponíveis suportam apenas as redes LTE americanas (700 e 2100Mhz), cujas frequências são diferentes das europeias (800MHz, 1800MHz e 2600MHz). Mesmo sabendo-se que por cá o 4G está ainda em fase de pré-lançamento, não deixa de ser uma notícia desanimadora para quem quisesse tirar partido da máxima velocidade de internet mobile.


Dropbox Renovado

Se derem um salto ao vosso Dropbox na web, irão ser recebidos por um interface ligeiramente remodelado.

Alterações que tornam mais prática a selecção de múltiplos ficheiros (desaparecem as "arcaicas" caixas de selecção), a pesquisa de ficheiros (agora em tempo real), uma nova barra dinâmica de acções que se altera conforme o ficheiro que tiverem seleccionado, um novo menu "right-button", e também um novo visualizador de imagens que surge a par de um previsualizador das mesmas em modo thumbnail quando colocam o rato em cima do ficheiro.

Microsoft questiona Legalidade dos Windows OnLive


Já anteriormente tinha mostrado a minha preocupação com o facto do OnLive desktop permitir o acesso gratuito a um desktop Windows com o Office instalado... E essa preocupação afecta também a própria Microsoft, que está com sérias dúvidas sobre a questão dos licenciamentos dos Windows utilizados pela OnLive para este serviço.

É o costume... por cada passo que a tecnologia queira dar para a frente, há licenças e patentes e copyrights que insistem em puxá-la dois passos para trás...


Google Chrome Corrigido em menos de 24h

O Chrome foi alvo das atenções ontem, ao ter sucumbido a uma falha de segurança - que rendeu $60,000 dólares ao "hacker" - menos de 5 minutos após o início de uma competição. Mas, hoje volta a estar nas notícias pois essa mesma falha foi corrigida em menos de 24h e um novo Chrome já está neste momento nos computadores de milhões de utilizadores por todo o mundo.

Um exemplo que demonstra que tão importante como ter um software seguro, é igualmente a capacidade de o corrigir e distribuir em tempo recorde!

P.S. O Internet Explorer 9 foi o que falhou logo de seguida... vamos ver quanto tempo demorará a MS a corrigi-lo.


Curtas do Dia




Pergunta do dia

A lealdade ao hardware ou software?

Num futuro hipotético onde cada plataforma - Apple iCloud no iOS; Google no Android; Bing nos Windows - passasse a usar unica e exclusivamente os seus próprios serviços de email, mapas, motores de busca, etc. sem possibilidade de usar os da concorrência. A que parte do sistema darias maior lealdade?
Isto é: permanecerias mais leal à plataforma e ao software que consideras o melhor para ti, mesmo estando limitado a hardware menos capaz - ou estarias disposto a trocar tudo, para conseguires o acesso a hardware mais atractivo, mesmo com software mais limitado para as tuas necessidades?

Deixa a tua resposta nos comentários... :)

4 comentários:

  1. Hardware, não me incomodo nada em saltar de plataformas software. O software é sempre mais costumizavel a nossa medida que o hardware.

    ResponderEliminar
  2. Software sem dúvida.incomoda-me a submissão que existem em algumas plataformas de+hw

    ResponderEliminar
  3. Responderia software.. Os recursos que existem só fazem sentido se os programas assim tirarem proveito disso..

    ResponderEliminar