2012/03/09

Space Monkey - Um Dropbox P2P


A decisão entre a escolha de armazenamento local - rápido e eficaz, mas sujeito a problemas em caso de avarias, obrigando a backups - ou na cloud - teoricamente seguro contra todos os riscos, mas correndo o risco de um dia estar o serviço em baixo, ou estarem sem ligação à internet - é algo que atormentará muitos utilizadores.

Soluções como o Dropbox juntam ambas as vertentes, disponibilizando cópias na cloud do vosso armazenamento local (e sincronizando-os entre vários sistemas), mas necessitam de uma infraestrutura e armazenamento sempre crescente para fazer face às necesssidades dos utilizadores.

A Space Monkey pensa ter encontrado a solução ideal: uma mistura de um disco externo local com uma cloud partilhada entre todos os utilizadores via P2P.

Fisicamente, trata-se de um disco de 1TB semelhante a qualquer outro, com todas as vantagens do acesso imediato aos dados. Só que ao contrário de um simples disco, os vossos conteúdos são divididos em blocos encriptados que ficam também armazenados nos discos de outros utilizadores. A Space Monkey diz que seria necessário que mais de metade dos utilizadores falhasse para que os vossos dados não estivessem disponíveis.

Trata-se de um serviço pelo qual pretendem cobrar $10 mensais (sem custo adicional pelo drive).

Imagino que internamente este disco de 1TB seja na verdade de 2TB ou 2.5TB, com o espaço extra a servir para guardar os dados relativos a outros utilizadoress - e para dizer a verdade, é um sistema que há anos venho a defender que deveria ser utilizado pelos operadores de TV por cabo. Cada uma das "boxes" dos operadores poderia reservar uns gigabytes para fazer algo deste tipo, e assim permitir a distribuição de conteúdos on demand com menor peso nos servidores centrais, para além de resolver o problema actual da perda dos conteúdos gravados na box de um cliente quando esta avaria... Mas... eles lá saberão que tipo de sistemas utilizam e quais lhes oferecem maiores vantagens...

3 comentários:

  1. Anónimo9/3/12 20:00

    Off-Topic
    ------
    Apenas gostava de reportar uma coisa que considero vergonhosa. Sou cliente Zon e desde que saiu o iOS 5.1 que não consigo actulizar em casa. Curiosamente, com o mesmo PC funcionou na faculdade. Em casa, com outro iPhone, continua sem dar.
    O problema parece geral, mas n deixa de ser inadmissível. Ao que parece as operadoras bloqueiam os DNS da Apple. Merecia alguma investigação e divulgação...

    http://blogdoiphone.com/2012/03/problemas-para-atualizar-o-ios-do-seu-iphone-ou-ipad-veja-como-mudar-seu-dns/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/3/12 20:22

    Será que utilizam o mesmo método do Bitcasa para identificar ficheiros iguais e diminuir o número de cópias?!

    ResponderEliminar
  3. semelhante ao antigo https://en.wikipedia.org/wiki/Wuala ?

    ResponderEliminar