2012/03/13

Notícias do Dia

Já está online o fundo de gadgets deste mês, para a aquisição de um dos novos iPads; os novos Zenbook da Asus actualizados com o Intel Ivy Bridge; baterias com apenas 0.3mm de espessura para alimentar cartões de crédito inteligentes (e não só); bunkers para sobrevivência pós-apocalíptica; e no Apps do Android temos uma excelente dica para quem está com problemas em comprar uma App já instalada.

Relembro também que continua aberto o passatempo que te dá a oportunidade de ganhar uma máquina da barbear da Philips... e no qual podes/deves participar novamente... pois cada dia é um novo dia! :)


E... para que não digam que não dou pré-aviso suficiente, no último dia do mês vamos ter o 5º meeting oficial Aberto até de Madrugada, com um almoço de Francesinha no local do costume em Gaia, e muita conversa sobre tudo e mais alguma coisa.
Há quem esteja a pensar vir de Lisboa e de outros locais afastados, pelo que se tiverem interesse em combinar boleias para reduzir custos, é favor começarem os preparativos (na nossa mailing list) para que não fique para a última hora.

E agora que já vos abri o apetite, seguem-se, as habituais notícias do dia:


O Roaming nas Redes 4G


O novo iPad da Apple vem chamar a atenção para um assunto que muitos poderiam pensar estar "arrumado". Actualmente, é bastante provável que possam utilizar o vosso smartphone ou telemóvel em praticamente qualquer lugar do mundo, graças ao sistema GSM (2G e 3G) que utiliza um conjunto limitado de bandas de frequência.

No entanto, com o 4G/LTE as coisas voltam à estaca zero...

Devido ao reduzido espaço livre do espectro electromagnético, que não é coincidente nos vários países, há uma maior diversidade das frequências utilizadas (por exemplo, 700MHz nos EUA, 2.6Ghz na Europa, 2.5Ghz na China, 2.1Ghz no Japão)... e que neste momento tem como consequência a impossibilidade de um smartphone 4G funcionar fora do seu país de origem (isto é, funcionará, mas recaindo sobre a mais lenta rede 3G - que para muitos efeitos práticos, poderá proporcionar velocidade efectivas reais semelhantes às do 4G.)

Para que haja a esperança de um equipamento LTE/4G universal, capaz de funcionar nos diversos países, será necessária a criação de novos chips de comunicação capazes de suportar muitas mais frequências (40, em vez de 6 actualmente utilizadas pelo 3G)... pelo que, ainda teremos que esperar que os actuais sistemas evoluam por mais algumas gerações até que isso possa ser conseguido de forma economicamente viável.


Infográficos para Todos


Se são fãs dos infográficos, mas não têm jeito para as artes gráficas, o Visual.ly promete ajudar-vos nessa tarefa permtindo a criação de infográficos automáticos (por agora com base no Twitter e Facebook).

O número de opções por agora é ainda bastante limitado, mas permite criar coisas engraçadas, como por exemplo a criação de um infográfico a comparar dois utilizadores do Twitter, ou um que demonstra a evolução de uma "hashtag".

Espera-se que no futuro o número de templates disponíveis vá aumentando, e tornado este gerador de infográficos cada vez mais versátil.


McGraw Hill acha que iPad vai Revolucionar os eBooks


Já todos teremos imaginado algumas das potencialidades que os tablets poderão proporcionar a nível do ensino: a disponibilização imediata e virtualmente ilimitada de todo o tipo de conteúdos, de forma gratuita ou a custos bem mais acessíveis que os dispendiosos manuais escolares; a possibilidade de criação de livros e testes interactivos, que promovam a aprendizagem e a exploração, com um acompanhamento mais eficaz por parte dos professores, etc. etc.

Também a McGraw Hill acha que uma revolução dos eBooks está para breve, e que será possibilitada pelo iPad. Não pela chegada de um ecrã "retina display" no novo iPad, mas pelo pormenor a que muitos não terão prestado atenção, de que o anterior iPad 2 baixa de preço para os $399 dólares (399 euros por cá).

A este preço, o iPad 2, que continua a ser um excelente tablet, torna-se ainda mais apetecível para todos os que gostariam de o ter mas que não estavam dispostos a dar quase 500€ por ele.


Android 4.0 ICS para o Galaxy S II chega à Europa


Segundo a própria Samsung, o aguardado Android 4.0 começa a chegar hoje aos Galaxy S2 europeus, começando pela Polónia, Hungria, e Suécia... e eventualmente chegando também ao nosso país.

Posteriomente será a vez da mesma actualização chegar ao Note, S2 LTE, e Tab 8.9 e 10.1.

Para os possuidores dos Galaxy S originais, Tab de 7", S Plus, e Galaxy W, a Samsung irá disponibilizar a partir do final de Março novas actualizações do Android 2.3 que adicionam algumas funcionalidades do ICS (como o Face Unlock), assim como um editor de fotos, e alguns outros melhoramentos.


Curtas do Dia


Curiosidade do Dia

Icons versus ecrãs: os actuais icons utilizados pelo iOS têm resolução superior à de um ecrã de um Mac original.


O Macintosh tinha uma resolução de 512x342 (monocromática); os icons na App Store têm que ter uma resolução de 512x512.
Quererá isto dizer que um dia destes teremos um emulador de Macintosh na App Store, a correr dentro de um "icon"? ;)

1 comentário:

  1. Tenho o meu Galaxy S com 4.0 há 2 meses com as Samsung App's e Touchwiz... Tudo o que a Samsung dizia que ele não aguentava.

    ResponderEliminar