2012/03/15

Notícias do Dia

Uma breve análise que pretende ajudar os indecisos sobre qual o modelo de iPad que deverão comprar; os compromissos feitos pelos vídeos 1080p no iTunes, que pouco maiores são que as versões 720p, face às versões bluray; uma TV da LG que vai finalmente permitir que miúdos (e graúdos) pintem realmente no ecrã (por mim, bastou-me olhar para o tamanho de 60" para ficar logo convencido ;) e ainda um pedido da vossa ajuda para que se determine o que seria necessário para criar uma App do Aberto até de Madrugada realmente útil para o vosso Android e iPhone.

Já a seguir, as habituais notícias do dia:


Smartphones: 90% dos utilizadores quer ecrãs maiores

A guerra do tamanho "ideal" é algo que já abordamos aqui por várias vezes: do ecrã de 3.5" do iPhone aos tamanhos de 4" e superiores em muitos outros equipamentos (que já começam a chegar às 4.7") muitas são as opiniões divergentes quanto ao que acham o tamanho ideal para si.

No entanto, um estudo diz que a tendência destes ecrãs maiores é mesmo para continuar, já que 90% dos inquiridos terá dito que gostaria de ter um ecrã maior no seu próximo smartphone.

Eu continuo a apostar mais no aumento do tamanho do ecrã conseguido à custa do espaço ocupado pelas "margens", de forma a que o tamanho exterior permaneça compacto e não se comece a entrar em áreas melhores descritas como sendo mini-tablets. ;P

(Vamos lá ver se será a Samsung a dar início a essa tendência com o futuro Galaxy S3...)


Office 15 com Extensões Web


Se actualmente estamos a assistir a uma "app-ificação" dos sistemas operativos, inspirados pelos ensinamentos do segmento mobile; em breve a fronteira entre programas à moda antiga, as apps, e as web apps, irá ficar ainda mais difícil de definir.

No futuro Office 15 poderemos ter páginas web que interagem com os documentos.

... Mais um passo que me faz acreditar que a transição para Web-apps seja inevitável a médio/longo prazo - mesmo se essas web apps tiverem igualmente total funcionalidade em modo offline que salvaguarda o seu funcionamento sem ligação permanente à internet.



O Ecrã do novo iPad

Impressões quase unânimes quanto ao novo iPad, o seu ecrã é realmente a "joia da coroa" que vai impressionar tudo e todos. Depois de olharem para o seu ecrã dificilmente irão aceitar regressar a tablets com resolução inferior. Com uma resolução de 2048x1536 (1 milhão de pixeis a mais que um ecrã FullHD) a Apple volta a marcar a referência do que se esperará para os tablets que vierem a surgir ao longo do ano.

Também o 4G/LTE é referido como sendo um melhoramento (mesmo se em muitos casos reais apenas se fique pelos 20Mbps que estariam ao alcance da tecnologia 3G) - por cá ainda falta saber se o iPad europeu estará apto a funcionar na nossa rede 4G.


Voltando ao ecrã... volto a frisar que este é o tipo de coisa que não poderão ver em vídeos ou fotos na internet - da mesma forma que seria impossível ver o aumento de qualidade de um ecrã HD num spot publicitário visto numa TV "low-def".


Este ecrã é coisa que terá que ser visto ao vivo para que se tenha uma noção da evolução que representa... E com esta combinação explosiva de melhoramentos, mantendo os mesmos preços dos iPads anteriores... já se está a ver no que vai dar.

(Mas não deixam de haver críticas menos boas: o ecrã glossy continua a não se portar muito bem no exterior perante a luz do sol; a bateria agora demora mais algumas horas a carregar; ter 4G de pouco ou nada serve para quem quiser fazer uma chamada Facetime - que permanece limitada a WiFi - e parece que também se nota algum aquecimento excessivo em utilização... )


Curtas do Dia


Curiosidade do Dia


As acções da Apple ultrapassaram hoje pela primeira vez a marca dos $600 por acção (apenas um mês após terem atingido os $500), e atirando o seu tecto máximo para limites que se ninguém se arrisca a prever.
Há até quem já ponha a possibilidade da Apple poder atingir um valor de 1 "trilião" de dólares, caso as acções alguma vez atinjam o valor unitário de $1072.

Quem no início de 2004 tivesse investido meros $2000 (a um preço de cerca de $10 por acção), teria agora $120,000! (Não é tão bom jogar na bolsa "no passado" quando se sabe como as coisas vão estar no futuro? :)

1 comentário:

  1. Boas e não se fala em distribuição de dividendos XD

    ResponderEliminar