2012/03/20

Publicidade nas Apps Reduz Drasticamente a Autonomia


É um estudo que foi feito nos Androids, mas cujas conclusões certamente se podem aplicar a todas as plataformas mobile: de que 75% do consumo de uma App pode ser causada... pela publicidade!

Um valor que não deixa de ser surpreendente, mas que rapidamente faz sentido ao se saber que, em vez de o vosso smartphone poder estar calmamente em modo de "poupança", a simples exibição de uma pequena faixa publicitárias está muitas vezes associada à agregação de informação sobre vocês, que é posteriormente enviada para servidores remotos; a utilização dos serviços de localização para determinarem onde vocês estão; e a comunicação para receber os novos anúncios... repetidamente.

Nas medições feitas durante um nível do popular jogo Angry Birds, apenas 30% da energia gasta era referente ao jogo em si, sendo que os restantes 70% eram devidos à publicidade.


A lição que se pode tirar daqui? Se usam frequentemente uma App gratuita com publicidade, talvez valha a pena investir os poucos cêntimos/euros para passar a usar a versão sem publicidade. ;)


P.S. Em vez chamarem às suas Apps "ad-free", sugiro que as passem a chamar "extended battery Apps"! :)

3 comentários:

  1. É por estas e por outras q eu ca uso um ad blocker no meu android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso funciona com a publicidade dentro das Apps?

      Eliminar
    2. Na maioria sim...
      Se quiseres testar, adfree no market

      Eliminar