2012/03/23

Windows 8 e as Resoluções de Ecrã


Num tema bastante actual (devido à chegada do novo iPad com a resolução "retina"), a equipa de desenvolvimento do Windows 8 vem partilhar a forma como irá enfrentar o problema de ter um sistema operativo que pretende ser transversal a uma enorme variedade de equipamentos com ecrãs de diferentes tamanhos e resoluções.


Para garantir que o funcionamento do Windows 8 será possível em aparelhos que têm ecrãs que variam das 10 às 30", e resoluções de 1024x768 a 2560x1440 e superiores, a Microsoft optou por encontrar três pontos chave que entende serem a combinação perfeita entre resolução, área de ecrã e densidade de pixeis.




A ideia sendo que, se num ecrã de 27" a resolução extra deverá ser usada para exibir mais conteúdos por forma a tirar partido da área disponível; num ecrã de pequenas dimensões, essa mesma resolução acrescida deverá ser usada - não para apresentar mais conteúdos (pois ficariam demasiado pequenos para serem "tocados" - mas sim para os desenhar com maior definição.



Para isso o Windows 8 conta com três percentagens fixas de redimensionamento:

  • 100% o tamanho normal
  • 140% para tablets HD
  • 180% para Tablets com resolução quad-XGA

Percentagens que parecerão estranhas, mas que a MS acha serem as mais adequadas para a melhor utilização dos recursos existentes.

Para ajudar a evitar a necessidade de criação de inúmeros icons em diferentes resoluções, o Windows 8 suporta nativamente gráficos vectoriais que tirarão sempre o máximo proveito da resolução disponível.

Ainda não me parece ser o "sonho" de se ter um sistema operativo verdadeiramente "independente da resolução"... mas poderá ser um bom primeiro passo.

4 comentários:

  1. Pois, a solução é simples para este problema; imagens/gráficos vectoriais.
    Transparente para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou dessa opinião... Mas há detalhes que vão para além disso.

      Por exemplo, não se pode tratar da mesma forma uma mesmo resolução Full HD num ecrã de 26" e num ecrã de 10".
      Texto com 10 pixeis de altura que poderá ser legivel no ecrã de 26" ficaria demasiado pequeno num ecrã de 10".

      Pelo que, para além do vectorial há também que considerar a "densidade" da coisa...

      Eliminar
    2. Essa escolha é feita pelo sistema operativo de forma automática, como acontece de certa forma nos PCs quando instalas o windows a resolução adapta-se a resolução nativa do monitor.
      Assim o "Touch Target" pode sempre rondar os ditos 9 mm indicados como óptimos.

      Eliminar
    3. De momento o Windows ainda não faz isso. Trata a resolução por igual independentemente do tamanho físico do ecrã.

      Eles bem que tentaram meter aqui dos DPI configuráveis, mas funciona mesmo muiiiiito mal. No melhor caso fica com os layouts todos lixados das janelas; no pior caso há programas que nem funcionam sem estar no valor default.

      Eliminar