2012/04/23

30 Anos de ZX Spectrum


Se fosse necessário algum sinal capaz de demonstrar como o tempo voa... bastaria tirar o pó às inúmeras memórias nostálgicas que muitos possuirão do saudoso ZX Spectrum... e reparar que este grande micro-computador celebra agora... gulp... o seu 30º aniversário!

Um facto que não passou despercebido ao próprio Google, que em Inglaterra arranjou um Google Doogle "2-em-1" capaz de relembrar o dia de St.George, o popular matador de dragões... e a pequena caixa negra da Sinclair que mudou o mundo.


Foram horas incontáveis passadas em redor dos leitores de cassetes e do pequeno spectrum... inúmeros jogos clássicos que para sempre ficarão gravados nas memórias; para outros, como eu... foram também a porta de entrada no assombroso mundo da programação. Primeiramente através do simples "copy-paste", transcrevendo programas e jogos que vinham com o seu código BASIC impresso em revistas (ah pois... dava trabalho dava)... e progressivamente fazendo com que se começasse a ir percebendo aquilo que se estava a escrever. (Para não falar de começar a sentir curiosidade pelos PEEK e POKE que permitiam mexer directamente em registos de memória... e... bem... nem quero imaginar como o mundo seria hoje bem diferente para muitos de nós caso o Sir Clive Sinclair não tivesse tido esta ideia louca de criar esta pequena grande máquina! :)

8 comentários:

  1. Carlos Cardoso23/4/12 16:21

    Que maquinão!!!!
    Com o grande "Basic 80", que "novelo de linhas" com "goto's" a pontapé... LOL... E aquele arrazoado de sons para carregar os jogos!

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Spectrum = Onde joguei o primeiro jogo.
    Basic = A primeira linguagem em que programei, mas não foi no spectrum.

    ResponderEliminar
  3. PEEK e POKE, o que tu me foste lembrar!

    O trabalho que dava andar atrás deste códigos nas revistas inglesas...

    ResponderEliminar
  4. Grandes memórias. Também foi com ele que aprendi a programar. Muito joguinho fiz para os meus amigos. Muitos PEEK, POKE, GOTO, GOSUB/RETURN, e claro o RUN, para trás e para a frente. E os clássicos Trap Door, Jetpack, Dizzy, Robocop, R-Type e tantos outros. AH que belas memórias. :)

    ResponderEliminar
  5. Bem... Agora quase que fiquei com a lágrima no canto do olho!!! Só ficou a faltar neste "resumo" como diz o megaC4 o Robocop, o Batman e o mitico Rick Dangerous!!

    ResponderEliminar
  6. Os meus jogos preferidos em: http://www.goncalorodrigues.com/blog/jogos-preferidos-zx-spectrum/

    ResponderEliminar
  7. Mário Rosário24/4/12 00:40

    Eu tenho um enorme desgosto de não ser adulto ou adolescente a partir de 1980, e de só ter nascido em 1989, mais concretamente a 26 de Dezembro. Como adoro electrónica, fusíveis, etc. Adorava ter visto o boom da radicalidade da juventude portuguesa, das bandas de rock português que nasceram nessa altura e também gostava de ter visto o evoluir das: câmaras fotográficas, de vídeo, electrodomésticos, tv's, aparelhagens e dos computadores incluíndo este que não conhecia e só conheci hoje graças ao sapo ter perguntado aos leitores se conheciam este nome. No entanto, gostava de ter conhecido os computadores da Olivetti e da Euro PC, acho que já não existem. Quem aprendeu a mexer em computadores, sobretudo aqueles antes dos penthium, apaixonou-se por programar,(aprendeu a fazer vírus) ficou a saber com a experiência da vida, aquilo que muitas vezes hoje se aprende nas faculdades, e de professores, que para além de explicarem terrivelmente mal, ainda gozam connosco, é triste. Ninguém querer ensinar por prazer: fortran, matlab, autocad, arcmap, etc, etc... Um grande bem haja a este artigo e a este blog.

    ResponderEliminar
  8. ahhhh velhos tempos de paradise café..!

    ResponderEliminar