2012/04/23

Notícias do Dia

A Samsung não dá tréguas à Apple na recta final para o lançamento do novo Galaxy S 3; uma luz transparente que nos chega dos paineis OLED da Fraunhofer; a diferença de preço entre os modelos do novo Asus Transformer TF300; uma placa PCIe SSD para Macs que vos fará esquecer os limites do barramento Sata; ume lente zoom 200-500 que impõe respeito; e também a contínua evolução que a Nvidia prevê levar os mobile para além das capacidades de uma Xbox 360 já em 2014... mas sem com isso nos esquecermos das velhas memórias do passado, e dos 30 anos do ZX Spectrum (e por falar em jogos, um fã editou os jogos do Uncharted em versão filme... que aconselho todos a espreitar).

Destaque especial também para um caso que deveria servir de exemplo aos fornecedores de serviços de internet nacionais (para não falar nas entidades ditas "reguladoras"): de como se pode mostrar repeito pelos clientes, exibindo de forma clara as regras que regem as reduções de velocidade em caso de uso excessivo. Por cá, nem sequer temos direito a saber o que é "excessivo"...

Já a seguir, a habitual selecção de notícias do dia:


Intel IvyBridge estreia transístores 3D TriGate


Já vos tinha falado destes transístores 3D da Intel, que agora vamos poder ver finalmente em acção com a chegada dos mais recentes CPUs Ivy Bridge.


Com esta tecnologia, a Intel parece ter conseguido resolver vários problemas que atormentam a incessante miniaturização dos transístores - e que recorrentemente parecem aproximar-se de limites "impossíveis" de ultrapassar... mas que têm sido ultrapassados uma e outra vez. Para começar são esperados consumos 20% inferiores, e desempenho 20% superior! Números que se esperam agora ver confirmados em medições reais e aplicações práticas no dia a dia.

Com estes transístores TriGate, a Intel consegue não só fazer estes elementos básicos de qualquer chip com tamanho ainda mais reduzido, como também minimizar a energia desperdiçada... ao mesmo tempo que o custo de produção se mantém praticamente inalterado.

É caso para dizer: é mesmo só vantagens!



Jovem condenado por Partilhar Música


Seis anos depois(!) eis que finalmente chega ao fim um dos casos de partilha ilegal de música no nosso país. O jovem, na altura com 17 anos, foi agora condenado pela partilha de 3 músicas na Internet (Queda de um anjo, dos Delfins, Não há, de João Pedro Pais, e Right through you, de Alanis Morrisette) a dois meses de prisão, que foram substituídis por 280 dias de multa.

Embora a Indústria continue em pânico perante o decréscimo acentuado das vendas, parece ficar claro que não é por esta via que o problema será resolvido... a começar pela morosidade da justiça Portuguesa, que demorou 6 anos para chegar a esta condenação.

Seria também interessante analisar quantas deste decréscimo será devido à "crise" que a todos afecta... e quanto será igualmente devido à compra de música directamente lá fora: através de sites como a Amazon, iTunes, e outros.



Adobe CS6 incentiva ao aluguer Mensal


A Adobe começa a revelar o que está para vir com o seu CS6 (que inclui vários programas de referência no processamento de imagens e vídeo, como o célebre Photoshop, Premiere, After Effects - assim como algumas novas funcionalidades interessantes)... e onde para além dos (exorbitantes) preços a que já nos habituou, a Adobe parece estar mais interessada em fazer com que os clientes transitem para uma modalidade de assinatura... onde por "apenas" $49 se fica com acesso a tudo.

Considerando-se o preço de $2599 do pack mais completo (que não inclui todos os serviços extra incluidos na mensalidade), isso seria suficiente para pagar a mensalidade por mais de 2 anos... altura pela qual já existirá igualmente alguma nova actualização dos programas, que obrigaria a novo investimento (embora o valor de upgrade tornasse esta diferença menos dramática.)

Claro que a velha questão é... se comprarem o programa, poderão usá-lo amanhã, no próximo ano - e até daqui por 10 anos (espera-se!)... Enquanto que com a passagem para um modelo de mensalidade... a coisa passa a ser bem diferente.

No entanto, parece-me que será uma tendência que começará a ser cada vez mais comum no futuro... e que poderá começar a ganhar ainda mais tracção com o facto de muitas pessoas começarem a pagar anuidades para terem acesso a serviço na web e na "cloud".


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. João jesus23/4/12 17:08

    No caso da mensalidade o programa da adobe ficara na cloud? Usaremos o broswer para trabalharmos no Photoshop por exemplo? Bem calculo que em termos de processamento não deve de ser problemático mas não sei bem como funcionaria isto! Parece-me bem se podermos aceder de qualquer parte de casa por exemplo quando não se pode ir para o trabalho mas necessitamos de fazer alguma coisa. Calculo e que usaremos muita largura de banda para isso não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-se de software normal, instalado nas tuas máquinas (pelo que li, pode ficar instalado em 2 PCs). Apenas a licença é que passa a ser de mensalidade...

      Eliminar
    2. João jesus24/4/12 23:16

      Ok, olha não percebi assim! Obrigado pelo esclarecimento!

      Eliminar