2012/04/26

De Quem são os Vossos Ficheiros na Cloud?


A chegada do Google Drive veio reacender uma velha questão dos "termos contratuais" que regem este tipo de serviços, e que têm sido rotulados por muita gente como sendo um grande abuso. E que efectivamente podem causar grandes preocupações para quem ler os excertos que são apresentados, como:

"When you upload or otherwise submit content to our Services, you give Google (and those we work with) a worldwide license to use, host, store, reproduce, modify, create derivative works (such as those resulting from translations, adaptations or other changes we make so that your content works better with our Services), communicate, publish, publicly perform, publicly display and distribute such content. The rights you grant in this license are for the limited purpose of operating, promoting, and improving our Services, and to develop new ones."

Onde basicamente dizem que ao enviarem conteúdos para o Google Drive estão a dar ao Google e seus associados a permissão para que eles usem, reproduzam, modifiquem, criem conteúdos derivados, distribuam e mostrem publicamente esses mesmos conteúdos!

Assustador, não é?

Mas, talvez ajude relembrar que antes daquele parágrafo existe outro que diz:
Some of our Services allow you to submit content. You retain ownership of any intellectual property rights that you hold in that content. In short, what belongs to you stays yours
Sim... os conteúdos de cada pessoa continuam a ser seus.

Então, para que precisa o Google de tanta "liberdade" com os vossos conteúdos?...
Bem, certamente esperam que os vossos dados no Gogole Drive estejam seguramente replicados por vários locais, para que em caso de avaria de um disco (ou data center!), continuem a ter acesso a eles, certo? Para isso o Google tem que ter permissão para copiar e reproduzir os vossos dados.

Também gostarão de manter as cópias das alterações feitas; de poder traduzir os vossos documentos; de os partilhar com quem vocês quiserem (ou publicamente); de verem thumbnails das vossas fotos; etc. etc. Tudo coisas que todos nós acharemos que são "básicas"... mas que obrigam a que quem as faz tenha autorização para isso.


Quando comparado com outros serviços como o Dropbox, SkyDrive e iCloud, descobre-se que o Google não tem nada de excessivo - pelo contrário - outros serviços, ao usarem palavreado aparentemente mais simpático, acabam por ser mais vagos nos direitos que vos pedem... dando ainda maior potencial para abuso: para não falar de que alguns deles (Microsoft e Apple) se reservam o direito de eliminar conteúdos considerados "ilegais".

Portanto... não se deixem assustar com os direitos aparentemente abusivos que existem no Google Drive... ou pelo menos, tenham consciência de que os restantes serviços do género também os exigem - e vão ainda mais além.

Como sempre, se estão dispostos a confiar os vossos dados a um serviço "na internet", há sempre o potencial para que este seja visto/analisado por eles... e ultimamente, podem até ter a vossa conta hackada e esses documentos publicamente visíveis para todos... Mas, há também que lembrar que essa escolha é vossa. Usar a cloud para conveniência de ter ficheiros sempre disponíveis e sincronizados entre diversos computadores; ou simplesmente para garantir a sua segurança (como backups) é sem dúvida bastante atractivo... mas caberá a cada um pesar os prós e os contras e tomar a sua própria decisão.

4 comentários:

  1. Pedro Vasconcelos26/4/12 15:07

    Eu preferia salientar a última frase do primeiro excerto:

    "The rights you grant in this license are for the limited purpose of operating, promoting, and improving our Services, and to develop new ones."

    Traduzindo resumidamente: "os direitos cedidos nesse âmbito limitam-se a operação do serviço e ao desenvolvimento de novos."

    Ou seja, não é necessário fazer uma tempestade num copo de água quando nos deparamos com termos deste género. Infelizmente, "pagamos" pela cultura norte-americana em que é preciso ter tudinho bem explicadinho num contrato/termos de utilização, para evitar um processo judicial.

    E como salientaste muito bem, o copyright está salvaguardado, e isso é que é mais importante já que evitará uma utilização abusiva da obra por parte da Google.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era precisamente isso que ia comentar. Além disso, desconfiar por desconfiar, não têm faltado exemplos recentes de dados e informações de servidores que deveriam ser dos mais seguros do mundo, portanto...

      Eliminar
  2. E claro que se os gajos tomassem pose de ficheiros (e,g, para roubar ideias ou o que quer que seja), o publico deixaria "todo" de usar a sua intrastrutura...

    Devemos estar sempre atentos a estas coisas de licenciamento MAS, e preciso um pouco de bom senso..

    ResponderEliminar
  3. Sim, nao serão estupidos ao ponto de exporem os nossos ficheiros ao publico em geral, pois seriam logo crucificados e os clientes retiravam de la todos os ficheiros. Já do ponto de vista de Marketing e Publicidade direccionada a coisa muda de figura, pois de CERTESA que vão direccionar publicidade relacionada com agricultura a um gajo que tenha na google drive documentos, videos e fotos sobre agricultura. Problema maior ainda é se nao se ficam por aí e fornecem esses nossos dados a terceiros para efeitos de markting e bases de dados d cada um de nós que la tenha ficheiros. Aí vao chuver processos.

    ResponderEliminar