2012/04/19

Notícias do Dia

Estamos já no segundo dia de oferta de um convite duplo para o Rock in Rio Lisboa, desta vez para o dia 26 (se participaste ontem para o dia 25, não deixes de participar hoje novamente). Ficamos a saber que o Huawei Ascend P1 S só chegará cá daqui por alguns meses; a Logitech lançou uma capa-teclado ultrafina para iPad com muito bom aspecto; o primeiro smartphone Android com CPU Intel; e o Pebble que continua numa escalada astronómica que já superou os 5 milhões no Kickstarter.

Mas já a seguir, as notícias do dia... com novidades "fotográficas".


Nikon D3200 com Com Controlo Remoto WiFi


A Nikon tem uma nova DSLR com sensor APS-C de 24MP - a D3200 - e que vem recheada de funcionalidades: mas onde uma se destaca de todas as outras.

É que esta D3200 vai poder usar um pequeno adaptador WiFi que vos permitirá aceder (e controlar) a câmara a partir do vosso smartphone ou tablet Android (uma versão para iOS está prometida mais para o final do ano.)

Considerando-se o baixo custo deste adaptador ($59) torna-se necessária a questão: porque motivo não terá a Nikon integrado esta funcionalidade de raiz na D3200?

Seja como for, uma vez que um dos maiores "entraves" na utilização de uma DSLR para quem está habituado a usar um smartphone ligado à internet, é precisamente essa falta de conectividade... Parece-me que esta D3200 será apenas a primeira de uma tendência que fará com que todas as câmaras num futuro próximo venham a ter WiFi e a permitir esta conectividade com smartphones e tablet.


Samsung NX com WiFi


Servindo precisamente para comprovar o que disse no parágrafo anterior, também a Samsung anunciou as suas novas câmaras NX, a NX20, NX1000 e NX210.

Câmaras que também têm precisamente conectividade WiFi, mas que para além de poderem ser controladas a partir do vosso Android, podem igualmente aceder a serviços directamente na internet: como o Picasa, YouTube e Flickr.

Está mais que visto... se daqui por um ano tiverem uma câmara que obriga a ligarem um "cabo" para tirar as fotografias, irá parecer muito estranho.


Barclay PayTag


No Reino Unido o Barclay disponibiliza um pequeno autocolante - o PayTag - que pode ser colado em qualquer smartphone (ou qualquer outra coisa). Este autocolante "wireless"e permite fazer o pagamento de transções de baixo valor, até £20, sem necessidade de tirarem o vosso cartão visa da carteira, e sem introdução de qualquer código PIN. Algo que certamente atrairá todos os locais de venda onde a rapidez dos processos de pagamento seja factor prioritário.

... Só me interrogo sobre onde isto irá parar... se cada entidade começar a lançar o seu "autocolante", e não se arranjar uma forma standard de utilizar o NFC nos smartphones... qualquer dia teremos um smartphone coberto de autocolantes que nem permitem ver o ecrã?


YouTube com Melhor Edição de Áudio

O YouTube tem melhorado as suas capacidades de edição de vídeo online, possibilitando que cada vez mais utilizadores consigam criar as suas "obras" directamente no browser. Mas a nível do áudio, as opções eram bastante limitadas...

Por usso mesmo, o YouTube expande agora essas capacidades de edição áudio, adicionando mais de 150 mil novas músicas disponíveis no AudioSwap, que podem agora ser misturadas com o áudio original do vosso vídeo em vários volumes. (E para breve, prometem ainda mais novidades.)






Curtas do Dia



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)