2012/04/19

Protecção à Prova de Água


Já saberão que eu sou um forte crítico de que os equipamentos mobile não devam ser apenas fiáveis e úteis... como também deverão estar aptos a funcionar nas situações que encontramos no nosso dia a dia: como resistir à chuva, pó, areia, etc.

Com a popularização dos ecrãs touch, já temos assistido à democratização de algumas tecnologias que anteriormente seriam consideradas "esotéricas", como é o caso do ecrãs com revestimento oleofóbico, que lhes permite resistir às dedadas e sujidade e serem limpos facilmente. Mas, há ainda muito mais por fazer... e o que pode ser feito poderá passar por algo como esta camada protectora que está a ser desenvolvida pela Daikin.

Basicamente, trata-se de um banho que cria uma camada com apenas 0.1 a 1 micron de espessura, e que permite que o produto repele a água. Não se trata de tornar algo como um smartphone completamente à prova de água, mas sim de lhe dar uma resistência muito superior caso caia em água, ou tenha que resistir a gotas de chuva.

Mais incrível ainda é que este tratamento permite repelir água mesmo quando é aplicado em coisas como redes ou grelhas; fazendo com que - por exemplo - a água seja incapaz de escapar por entre os furos de uma rede metálica com buracos de vários milímetros.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Isto realmente era muito útil caso fosse aplicado aos telemoveis. Se há coisa que irrita é ter que fazer alguma coisa no telemovel quando está a chover e ficar com o ecran todo molhado. Para quem anda muito a pé, mesmo no inverno, seria um mais-valia gigante!

    ResponderEliminar