2012/04/24

Notícias do Dia

Novamente, chega aquela altura do mês... em que temos livros O'Reilly para te oferecer! :) E desta vez trata-se de um muito apetecível livro sobre jQuery Mobile.

Mas também temos uma App que dá uso ao GPS para garantir que têm conteúdos sempre actualizados para ler no vosso iPhone quando saem de casa; óculos para ler legendas no cinema mesmo quando o filme não está legendado; promessas ousadas da PixelQi, que promete ecrãs melhores que o do novo iPad da Apple; Apps que dão uso às vibrações para "roubarem" passwords; um caso de um site que deixa a desejar quando espreitado através do browser de um smartphone; e... muito mais já a seguir, com as habituais notícias do dia.



Google Docs passa a 5GB


A chegada do Google Drive deve estar mesmo iminente, e mais um sinal disso é a expansão do espaço disponível para os vossos documentos e ficheiros no Google Docs, que passou de 1 para 5GB.

Desta forma, parece confirmar-se que o espaço "base" do Gdrive irá ser efectivamente de 5GB (no mínimo)... faltando agora saber se o Google vai disponibilizar espaço extra via "referência" de amigos - algo que, para ser sincero, não me parece provável; ou tão pouco necessário sequer.

Se outros serviços bem fazem em recorrer a essas técnicas para cativar utilizadores... no caso do Google... já são muitas centenas de milhões de utilizadores "cativados" e que terão automaticamente acesso a este serviço.


Chrome mais Popular... mas ainda atrás dos "IE"


Novamente nos chegam dados estatísticos sobre o uso dos browsers, e que nos mostram que - por versões - o Chrome 18 é o browser mais popular a nível mundial (com 25.6%)... mas que ainda fica atrás do Internet Explorer "acumulado" (verão 8 + 9) que ainda conta com 34%.

Não menos interessante é analisarmos as diferenças das preferências nos vários continentes; com a Améria do Norte e Oceania a terem o IE no primeiro posto; o Firefox a estar à frente na Europa e África; e o Chrome a liderar na Ásia e América do Sul (e aqui com uma liderança bem expressiva, com quase 50%!)


Google Zipper Doodle



Cuidado ao visitarem a página do Google hoje... não vá ficarem trilhado! :)
Sim, é um zipper, que por cá conhecemos também pelo nome bem mais artístico de "fecho éclair".


Firefox vai abandonar Favicons?


Na última versão experimental do Firefox, os utilizadores irão notar a ausência dos populares favicons na barra de endereços. A Mozilla está a considerar esta possibilidade devido a questões de segurança (sites fraudulentos poderão utilizar um favicon que tente ludibriar o utilizador fazendo com que este pense estar num site "seguro" com o símbolo do cadeado habitualmente utilizado nas ligações HTTPS.)

É uma opção que já foi tomada pela equipa do Chrome, que também já deixou de apresentar estes icons na barra de endereços - mantendo-os no entanto nas tabs - algo que espero ver igualmente replicado pela Mozilla... (Pessoalmente, é algo que me dá bastante jeito para melhor gerir dezenas de tabs abertas no browser continuamente.)

E vocês... qual a vossa relação com os favicons no vosso browser? :)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Já o chrome anda em fase experimental a abandonar os links com login, por exempot http:// user:pass @ site.com

    ResponderEliminar