2012/05/24

iPhone 5 com Ecrã Esticado Ganha Credibilidade


Parecem estar a subir de tom os rumores sobre o eventual esticamento do ecrã do futuro iPhone de 3.5" para 4", sem que no entanto isso signifique um aumento das dimensões exteriores. Uma alteração que obrigaria à mudança do aspect ratio do ecrã, mas que ficaria agora mais próximo do formato 16:9 e que parece estar a ser "confirmada", por mais que uma vez, por um dos mais mediáticos (e polémicos) fãs da Apple.

Um esticamento que levaria a resolução do novo iPhone para os 1136x640; uma resolução que continuará a ser algo estranha face aos novos smartphones Android que dão uso a uma mais tradicional resolução de  1280x720 (embora com dimensões de ecrã superiores) - e que também lhes permite exibir conteúdos "HD 720p" sem necessidade de redimensionamento ou distorções.

No entanto, para a Apple, a utilização de tal resolução "standard" seria mais complicada, uma vez que o iOS está mais dependente da resolução original dos 320x480, duplicada no iPhone 4 para os 640x960... pelo que, agora não há soluções "fáceis" para evoluir...

O ecrã esticado seria uma solução de compromisso, permitindo manter uma certa compatibilidade com todas as Apps já existentes... mas continuará a ficar atrás da resolução "HD" dos concorrentes.

Por outro lado, se a Apple optar por manter o aspecto estético iniciado com o iPhone 4, mesmo com um ecrã maior... poderá deixar muitos utilizadores desanimados, por ser apenas "mais do mesmo" - mesmo que isso depois não evitasse que as vendas continuassem a ser um sucesso.

Para mim, a única forma que a Apple teria de deixar as pessoas novamente espantadas, seria com um design "sem margens"... mas, a não ser que alguém perca um iPhone 5 num bar nos próximos meses, o design do futuro iPhone 5 será certamente um dos segredos mais bem guardados do mundo até à data da sua apresentação com a habitual pompa e circunstância e frenesim mediático.

30 comentários:

  1. O Sr Steve Jobs, nao dizia que o iphone tinha ecra de 3.5 e ira sempre ter, pois tudo o que fosse dai acima nao era de possivel utilizaçao apenas so com uma mao??? E agora querem por um ecra de 4.0??? ( que na minha humilde opiniao ja o deviam ter feito desde o 3gs!!! )....

    Em relação as vendas Carlos, isso vai ser sempre um boom.... Venha da forma e feito que vier... Felizmente ou infelizmente sera sempre assim... MAÇA = SUCESSO VENDAS, independentemente do que tenha la dentro!!!

    PS : não criem guerras com o meu post por favor... respeitem-se e façam criticas construtivas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que reconhecer o grande mérito da maça em praticamente quase tudo o que faz. Secalhar também explicado pela grande qualidade a nível de desenho e marketing.

      Concordo contigo, quando li o post pensei exactamente o mesmo que tu. Quando alguém usa a palavra "nunca", também na tecnologia, normalmente acaba por engolir as palavras. Outro exemplo é o galaxy note. Acabou por se demonstrar uma grande aposta da samsung numa área que muitos pensavam não funcionar.
      Pessoalmente acho que o iphone fica a ganhar com um ecrã maior.

      Eliminar
    2. Luis Faria24/5/12 14:16

      Eu não sei quando é que o homem fez essas declarações, mas já foram há mais de 2 anos, faziam todo o sentido naquela altura, sendo que o tamanho ''ideal'' eram as 3,5/3,7'', entretanto houve muitas mudanças no mercado, tem que haver uma adaptação.

      O que se pode aprender é que nisto das tecnologias nunca se pode dizer nunca, lembro-me que tambem falou que um ecran de 7'' polegadas era muito pequeno para um tablet, pois está visto que há gente que gosta de tablets mais pequenos.
      No geral o homem disse e fez muitas coisas acertadas, como está provado, claro que nalgumas coisas errou.

      Eliminar
  2. Para mim a grande melhoria é precisamente a adopção de ecrã 16:9. Se acontecer mais ou menos como sugere a imagem, realmente com o mesmo tamanho de iPhone poderão exibir um ecrã maior... e isso é óptimo!
    A Apple deveria de uma vez por todas usar um único formato de ecrã... nos Macs já o conseguiu, agora faltam os dispositivos mobile: iPods, iPhones e iPads - digo que no iPad seria muito benéfico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito atractivo que o formato 16:9 possa ser para uso na horizontal (e mesmo aí, maioritariamente para filmes), continuo a achar que para uso na vertical a coisa não funciona lá muito bem... parecendo ficar demasiado esticado.

      Mas, poderá passar também pela evolução dos interfaces, para que se tire o máximo partido deste formato em ambas as orientações.

      Eliminar
    2. Para mim, teria vantagens:
      - a altura vertical maior numa página web apresentaria mais. Útil no facebook e demais redes sociais;
      - e quando usado no sentido da largura, permitiria um ligeiro incremento da leitura.
      Acho tudo isso benéfico para o utilizador.

      lembro que no iPhone, no Safari por exemplo, temos o topo e base da página ocupadas com ferramentas, o que só liertam um mero "quadrado" útil.

      O 16:9 sempre traria mais área útil, sem alterar muito o dimensionamento do telefone... penso eu.

      Eliminar
  3. Só uma opinião, em relação ao tamanho do écran, hoje em dia olho para os vários iphone4 dos meus amigos e pessoalmente acho o écran demasiado pequeno face as exigências actuais de um smartphone. Preferindo largamente o meu écran 4.2 do SII, que me permite ler documentos sem estar demasiado próximo e ver vídeos muito melhor. E sim, uso o apenas com uma mão não esmagadora maioria das situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi preciso 3 anos para apple abrir os olhos e mesmo assim duvido , se formos a ver o ecrã do 3g é igual ao do 4s só muda resolução o iphone continua ser igual lol

      já era mais do que altura de perceber que o ecrã era muito mal aproveitado com metade de plástico a volta quando podíamos ter um ecrã bem maior se metade da parte da frente do iphone não posse plastico lol

      Eliminar
    2. Luis Faria24/5/12 14:01

      Não percebo essa cena dos 3 anos, até porque os telefones com 4'' só começaram a ser vendidos em 2010 (por exemplo o galaxy S), portanto, acho perfeitamente normal a Apple ter mantido as 3,5'' até agora, lembrem-se que quando o iphone foi lançado por norma o maximo de ecran que um tlm tinha era umas 3'', quando comprei o iphone 3g em 2008 toda a gente me dizia "isso tem o ecran muito grande, não presta".
      E como os tempos mudam, há que se adaptar ao mercado, por isso há que fazer um iPhone com um ecran maior, agora só me acredito nisso quando o tim cook o mostrar na keynote lá para outubro.
      O tamanho do ecran não é tudo na experiencia de utilização de um tlm.

      P.S.: é pá ás as vezes aparecem aqui uns anónimos que não são bem acabadinhos.

      Eliminar
    3. 3 anos de evolução zero para Apple
      se iphone 3g foi novidade para a marca os outros que sairam depois saõ copias foleiras do mesmo nada de novo mais ram e cpu apenas de resto a mesma treta de sempre

      Eliminar
    4. em 3 anos de iPhones passaste:
      por um 3GS - que duplicou o desempenho sem afectar a autonomia
      por um iPhone 4 - que introduziu os ecrãs de alta densidade; com uma câmara que passou a ser a referência do segmento; e um design que prontamente foi seguido por muitos (mesmo se não seja lá muito propenso a quedas!)
      por um iPhone 4S - que tornou a câmara ainda melhor; novamente duplicou o desempenho sem mexer na autonomia; e que deu os primeiros passos para popularizar os "assistentes virtuais" por voz...

      E sem esquecer que todos estes modelos continuaram a receber actualizações para a última versão do iOS - algo que também convirá não esquecer.

      Parece-me que pretendes redefinir o significado de "evolução Zero" em todo o seu esplendor.


      ... E uma vez que não tenho tempo para tentar dialogar com quem olhe para o mundo de forma tão obcecada, nem tão pouco estar a defender a Apple ou iPhones - que como *tudo o resto* têm coisas positivas e negativas - deixo apenas um último aviso de que por aqui se promove o diálogo construtivo e a discussão salutar, independentemente de se preferir X ou Y ou Z.

      Portanto, para essas pessoas, as portas continuarão a estar sempre abertas aqui no "Aberto até de Madrugada".

      Para todas as outras que pretendam vir para aqui despejar o seu ódio e ressentimento sobre qualquer produto/marca/etc de forma cega e injustificada. Agradeço que poupem o seu tempo, e se dirijam a outras paragens, pois por aqui estamos em regime de tolerância zero contra clubismos e racismos tecnológicos.

      Eliminar
    5. receber recebe mas o iphone 3gs com ultima versão do ios borraxe todo nem aguenta tão pouco com ios, grande evolução sem duvida, ate um android de 130 consegue ser mais fluido que o 3gs com ultimo update oficial que piorou em 50% , que arrasto ate mete medo
      lento mas lento todos dias

      Eliminar
    6. Humm... voltamos às opiniões. Eu ainda tenho um 3GS e acho que com o iOS mais recente continua a ser *muito* utilizável. Bem melhor do que por exemplo, o meu Sapo A5.

      Em vez de atirares essas palavras para o ar, que em pouco ou nada elucidam que por cá passar: que tal gravares um vídeo desses tal 3GS lento ao lado do tal Android de 130, para que todos possam ver essa lentidão?

      E da minha parte, eu farei o mesmo com um 3GS e um Sapo A5; que tal?

      Eliminar
    7. no comment

      com apple fans e estupidez não perco tempo

      Eliminar
    8. Ahaha, é mesmo para rir. :)

      Engraçado que quando se chegue ao momento dos factos, tenhas chegado a essa conclusão. I rest my case.

      Eliminar
    9. Luis Faria24/5/12 17:18

      Portanto, segundo consegui perceber, basta mudar o ecran todos os anos para haver evolução, o que está lá dentro não importa.
      Se o 3gs actualizado com ios5 está lento que lhe tirem o jailbreak que provavelmente tem, porque lento que até mete medo não fica.

      Eliminar
  4. Só uma opinião, em relação ao tamanho do écran, hoje em dia olho para os vários iphone4 dos meus amigos e pessoalmente acho o écran demasiado pequeno face as exigências actuais de um smartphone. Preferindo largamente o meu écran 4.2 do SII, que me permite ler documentos sem estar demasiado próximo e ver vídeos muito melhor. E sim, uso o apenas com uma mão não esmagadora maioria das situações.

    ResponderEliminar
  5. Só uma opinião, em relação ao tamanho do écran, hoje em dia olho para os vários iphone4 dos meus amigos e pessoalmente acho o écran demasiado pequeno face as exigências actuais de um smartphone. Preferindo largamente o meu écran 4.2 do SII, que me permite ler documentos sem estar demasiado próximo e ver vídeos muito melhor. E sim, uso o apenas com uma mão não esmagadora maioria das situações.

    ResponderEliminar
  6. Para a mesma medida de diagonal, um ecran 4:3 tem bastante mais área útil que um ecran 16:9. Basta fazer as contas.

    E o iPhone não vai mudar o aspect ratio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Pitágoras não ia concordar contigo.
      Para a mesma diagonal, qualquer que seja o aspect ratio a área é a mesma. :)

      Eliminar
    2. Dos_Passos25/5/12 00:08

      AJM e Carlos Martins

      Por acaso acho que ambos os dois "eraram"

      Ninguém tem dúvidas que um rectângulo 3 x 4 tem uma diagonal igual a 5 (Pitágoras: 3^2 + 4^2 = 5^2) e que, se a unidade for cm, a área do rectângulo é 12 cm^2.

      Um rectângulo 1 x 4,898979 tem também uma diagonal igual a 5 ... e uma área de 4,89879 cm^2

      Desculpem lá esta distracção :)

      Eliminar
    3. Olha que não, olha que não!
      E ainda digo mais: para que um ecran 16:9 tenha a mesma área de um ecran 4:3, aquele (o primeiro) necessita de ter uma diagonal cerca de 6 superior ao 2º.

      Ai essa matemática, Sr. Eng. Carlos Martins ;)

      Eliminar
    4. Só agora vi o post do Dos_Passos, que reforçou a minha afirmação pegando num exemplo extremo.

      Eliminar
    5. Dos_Passos25/5/12 01:00

      Pois. Mas o iPhone não tem o aspect ratio 4:3.

      Assim acho que se percebe melhor, dividindo o lado maior pelo menor:

      4:3 é 1,33:1
      16:9 é 1,78:1

      Considerando a segunda proporção o aspect ratio do iPhone é 1,5:1, é mais "alongado" que o 4:3, mas menos que o 16:9.

      Penso que o novo iPhone vai ter um ecrã maior sem alterar o aspect ratio, para não criar problemas aos developpers.

      Por que é que vai ter um ecrã maior ? Porque o pessoal, de passar tanto tempo colado aos ecrãs, está a ficar cegueta :)

      Eliminar
    6. Certo, Dos_Passos, o meu exemplo do 4:3 vs 16:9 serviu apenas para demonstrar que, quanto maior a diferença entre os lados do quadrilátero, menor é a área, para a mesma medida da diagonal. Não me dei ao trabalho de ver exactamente qual o aspect ratio do ecran do Iphone actual.

      Na prática, isto significa que a sensação de claustrofobia que sentimos ao usar um ecran mais "esticado" tem na verdade sustentação na realidade. Não é só impressão. Por isso é que a Apple tem resistido sempre ao aspect ratio 16:9.

      Eliminar
    7. Esqueçam... Não sei porque, baralhei com triangulos que tenham a mesma base e a mesma altura, independentemente do ponto "alto" ser "por cima" da base, ou a "quilometros" de distância para o lado... Deve ser da idade! :)

      Eliminar
  7. Duvido muito que a Apple vá alterar a resolução e muito menos o aspect ratio...
    Seria uma dor de cabeça para os programadores e para as casas de desenvolvimento.
    Iriam aparecer novas versões das aplicações mais conhecidas com a nova resolução.
    Angry Birds 16:9, Facebook 16:9 e Google Earth 16:9.
    As novas aplicações teriam 3 versões, iPhone 4:3, iPhone 16:9 e iPad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não seria grande problema... afinal, as Apps já têm que considerar resoluções "pré-retina" e "retina"; passariam apenas a ter que considerar mais uma dimensão. (Vê por exemplo o que se passa nos Android, que têm uma "infinidade" de resoluções, e não é por isso que tens duzias de versoes de uma mesma App.

      Mas... continuo a dizer que seria estranho a Apple aproximar-se da resolucao 16:9, mas nem assim ficar com argumentos para dizer que tem um ecrã "HD".

      Eliminar
  8. O iPhone sempre teve um formato 3:2, o iPad 4:3, os Macs e os ecras da Apple passaram de 14:9 para 16:9. Continuo a achar que no caso do iPhone, um ecrã 16:9 não lhe fazia mal nenhum... e olho para a imagem deste post e em nada me assusta. Mas admito que no caso do iPad o 16:9 não é muito confortável não... mas no iPhone era benéfico.
    Pensem no ecrã que o iPhone tem actualmente mas com um pouco mais no sentido do comprimento.

    ResponderEliminar
  9. Dos_Passos25/5/12 14:16

    Nem me digas nada. Passei uma data de tempo para deslindar a coisa, quando bastava pegar num lápis (diagonal), apoiar uma ponta sobre um dos vértices imaginários do rectângulo, deslocá-lo para cima e para baixo (alterar a relação lado maior/lado menor do rectângulo) e ver o que acontecia à área :)

    Mas continuo a achar que o novo iPhone vai manter um ecrã 3:2 (1,5:1) o que significa que para aumentar a área do ecrã (e a diagonal) será um pouco mais largo.

    Há que agradecer ao AJM lembrar que aumentar a diagonal não significa aumentar automaticamente a área útil, e que, para a mesma diagonal, o 3:2 tem uma área útil maior que o 16:9.

    P.S. Li em qualquer lado que a proporção do ecrã do iPhone 1,5:1 (ou 3:2) está patenteada pela Apple ;-) Se é a sua "proporção de ouro" irá mantê-la no novo iPhone :)

    ResponderEliminar