2012/05/20

Meter a Mão no LHC


O Large Hadron Collider continua a ser um dos mais impressionantes feitos da engenharia moderna, e onde diariamente os cientistas quebram as barreiras que permitem ficar a conhecer um pouco mais das partículas cada vez mais elementares que constituem a nossa realidade.

Mas, muitos poderão interrogar-se: o que aconteceria se eu pusesse a mão no meio do feixe de partículas acelerado ao longo daquele círculo com 27km de circunferência?

Esta foi a pergunta colocada aos cientistas no CERN, que explicam o que aconteceria - mas ressalvando o facto de que isso seria impossível, devido aos muitos sistemas de segurança que estão implementados.

Se quiserem a resposta resumida, o feixe de partículas, que está concentrado numa área muito pequena (inferior a 1mm) transporta uma energia equivalente à de um comboio a alta-velocidade. Pelo que... instantaneamente ficariam com um furo na mão (algo comprovado por algumas experências em que foram colocados paineis metálicos na trajectória do feixe... e que ficaram com furos para demonstrar a história).

Como se isso não fosse suficiente, o feixe concentrado arrasta consigo uma onda de muitas outras partículas que afectam um diâmetro bastante mais alargado (que pode chegar a alguns metros), e que fariam com que qualquer pessoa fosse irradiada com uma dose monumental de radiação.

Portanto... o melhor é mesmo deixarem este tipo de coisa para os cientistas, e não ficarem com ideias de se meterem com partículas aceleradas a velocidades bem próximas da velocidade da luz! :)

1 comentário:

  1. Diz lá a verdade...estavas à espera de ficar com super poderes por te expores à radiação do LHC :P
    Algo entre o Hulk e o Dr Manhattan ehehe

    ResponderEliminar