2012/05/10

Notícias do Dia

Já temos pergunta para o 3º exemplar do livro "Programming Your Home" - um livro que certamente está a deixar muitos de vós com água na boca. Voltamos também ao mais alucinante caso de sucesso do Kickstarter, o Pebble, que conta já com mais de 10 milhões de dólares angariados e que continua a dar boas notícias aos seus "investidores"; e por falar em Kickstarter, há quem tenha aproveitado a inspiração para criar um "Kickstriker", dedicado a outros fins; um carregador Fuel Cell de bolso que promete autonomia para "semanas"; avisos em DVDs e Blurays que só chateiam quem não deviam(!)... E temos também um Google+ que para além de ter uma nova App para iOS, agora passa a poder ser usado dentro do Gmail, sendo o exemplo perfeito de que: se os utilizadores do Gmail não vão ao Google+, o Google esforça-se por levar o Google+ até eles! ;)

... e já a seguir, a selecção de notícias de hoje:



Facebook com App Center em HTML5


App Store, Google Play, Windows Marketplace... as "lojas" de Apps são aos shoppings do mundo digital, e o Facebook prepara-se agora para marcar a sua posição (ou melhor dizendo, tentar "remarcá-la", depois de uma tentativa anterior falhada) com este seu próprio App Center.

A principal diferença deste App Center é que se aproxima do conceito de uma "App Store" universal, acessível a todos os dispositivos e plataformas (graças à sua utilização de tecnologias web standard, como o HTML5).

Embora o FB diga que este App Center não é uma ameaça/concorrências às App Stores - e que até redireccionará muitas compras para elas - a verdade é que não deixa de ser uma manobra estratégica que poderá colocá-lo na frente da tal loja "universal" que tantos procuram.


Pirate Bay contesta Acções do Anonymous


Com a recente decisão dos ISPs britânicos serem obrigados a cortar o acesso ao site PirateBay, o grupo de hacktivistas Anonymous tem feito vários ataques "Denial of Service" (DoS) contra os ISPs.
No entanto, e contrariamente ao que muitos poderiam pensar ser possível, o Pirate Bay já veio a público criticar estas ataques.

O Pirate Bay relembra que é a favor da liberdade de expressão, mesmo das opiniões contrárias à sua, e que não se deverá admitir este tipo de ataques que tente "silenciar" seja quem for, pois este tipo de ataques acaba por ser também uma forma de censura. (O Ustream que o diga!)

Em vez disso, recomenda que os hacktivistas se juntem a movimentos mais positivos, como o dos sistemas que permitem continuar a aceder ao Pirate Bay mesmo a partir de ISPs que os pretendam bloquear.


Mozilla e Google querem Browsers no Windows RT


A Microsoft volta a ser alvo de críticas da Mozilla e do Google, desta vez relativamente ao seu futuro Windows RT - o Windows destinado aos equipamentos com CPUs ARM.

A Mozilla e o Google dizem que a Microsoft não lhes dá acesso para que os seus browsers possam correr com todas as funcionalidades que seriam desejadas, e de forma a poderem competir com o Internet Explorer fornecido de origem.

Embora não ache que se deva chegar ao ponto a que se chegou no desktop - quando o Windows até dava a conhecer uma lista de browsers para que o utilizador pudesse escolher um - acho que pelo menos deveria permitir que outros developers pudessem criar App com as funcionalidades idênticas às Apps "do sistema".

(Por outro lado... interrogo-me sobre se no iOS da Apple não haverão limitações idênticas, e se for o caso, porque motivo ninguém reclama por igual "direito"? Que é como quem diz... porque não temos um Chrome no iPad? - Ou de outra forma: porque pode a Apple fazer o "que lhe apetece" da sua plataforma e Microsoft não? Ou obriguem todos a deixar essas portas abertas... ou se é para deixar alguns com as portas fechadas, então não reclamem se outros começarem a seguir o mesmo caminho.)


Cartuchos com Cada vez menos Tinta


Parece ficar confirmada a suspeição daqueles que por cá andam há alguns anos e que não se conseguem ver livres das impressoras. Sabem aquela sensação que fica de que os tinteiros trazem cada vez menos tinta? Pois bem, um utilizdor decidiu tirar a limpo o que se passava, e abriu cartuchos com diferentes anos de fabrico... e constatou que efectivamente a quantidade de tinta que vem lá dentro é cada vez menor.

(Embora, para ser sincero... uma vez que se tratam de cartuchos de baixa-utilização, e o que vemos nas imagens a diminuir de tamanho são as esponjas hidrofóbicas... nada nos garante que a quantidade efectiva de tinta não se tenha mantido inalterada... poderia ter uma esponja grande com pouca percentagem de tinta, e agora ter uma esponja mais pequena, mas que é "atestada" ao máximo...)

Felizmente, é coisa com que - felizmente - não tenho necessidade de me preocupar... Não tenho impressoras cá em casa! :)


Curtas do Dia


3 comentários:

  1. Carlos, nas Curtas do Dia, falas em Instagram 4.2, quando na realidade querias dizer Instapaper 4.2, certo?

    ResponderEliminar
  2. É por isso que comprei uma impressora da Canon. Essas têm os tinteiros transparentes.

    ResponderEliminar