2012/05/11

Notícias do Dia

Um fabuloso sistema de navegação com HUD da Pioneer; o adeus da Apple aos mapas do Google no próximo iOS6 - numa altura em que o Google Maps para Android vai ficando cada vez melhor; um teste rápido a uma Pen USB 3.0 da Kingston, para vermos que resultados práticos se podem esperar; e porque é sempre bom saber: o preço dos dados em roaming na Europa vai sofrer grandes cortes até 2014.

E não se esqueçam também que já está no ar a 4ª pergunta que vos dá oportunidade de ganharem o 4º exemplar do livro Programming Your Home que estamos a oferecer este mês. No fim de semana, para o 5º exemplar... pode ser que haja algumas surpresas e não se fique apenas por uma única pergunta - e mais não digo! Mantenham-se atentos! :)

Seguem-se as notícias do dia:


Bing com resultados mais "Sociais"


Embora grande parte das pessoas nem se lembre de fazer pesquisas fora do Google, há que saudar o esforço que a Microsoft tem feito em tornar o seu Bing cada mais atractivo.

Agora, para tentar cativar mais utilizadores, o Bing sofreu nova remodelação, que lhe dá um aspecto mais limpo e - espera-se - com resultados mais de encontro ao que as pessoas procuram. A novidade está em que, a par dos resultados na parte principal da página, temos também duas colunas laterais: uma contento as sugestões que o Bing acha serem pertinentes, e outra que tem por base o nosso círculo social (facebook, twitter, etc.)

A ideia da Microsoft é que, se tiverem amigos que de algum modo estejam relacionados com aquilo que pesquisamos, poderemos entrar directamente em contacto com eles para que nos possam ajudar.




CEO da Intel dia que Windows nos ARM vai ter vida Difícil


Claro que não poderia vir a público dizer outra coisa: o CEO da Intel diz que a experiência "reduzida" de quem optar por um Windows a correr num equipamento com CPUs ARM (e portanto sem acesso ao modo "clássico" do Windows) vai fazer com que a maioria das pessoas opte por um equipamento com CPUs Intel que garantem todas as funcionalidades e a compatibilidade com os milhões de programas já existentes.

Se por um lado tem a sua razão, por outro lado penso se o seu receio não terá mais a ver com o facto de as pessoas eventualmente aderirem ao "Metro interface" de forma relativamente pacífica e... descobrirem que não têm saudades (ou necessidade) do Windows clássico!
(Algo que não me parece que venha a acontecer a curto prazo, mas... nunca se sabe.)


Ecãs Pentile duram mais


A velha questão do padrão pentile utilizado na maioria dos ecrãs AMOLED parece estar para durar. Quem estranhou que a Samsung voltasse a usar um ecrã Super AMOLED com este padrão de subpixeis no novo Galaxy S 3, em vez de um ecrã Super AMOLED Plus, que replica os 3 subpixeis RGB à semelhança do que acontece nos ecrãs LCD, pode agora contar com mais uma justificação: a Samsung diz que os ecrãs com padrão pentile têm uma longevidade superior.

Ao contrário dos LCDs, onde a fonte luminosa está por trás dos pixeis (e sendo portanto irrelevante que cor, ou subpixeis, estão a ser utilizados) nos AMOLED cada subpixel é responsável por criar a sua própria "luz". Isto faz com que os subpixeis se possam gastar a ritmos diferentes - sendo o problema ampliado pelo facto de, por exemplo, os subpixeis azuis terem uma menor longevidade que os subpixeis verdes.

Desta forma, e para garantir que mesmo após alguns anos de uso o ecrã continue a ter um desempenho considerado aceitável, a Samsung diz que o padrão pentile oferece uma melhor solução, ao utilizar menos subpixeis que se gastam mais rapidamente.

... Eles que digam o que quiserem: pessoalmente continuo a preferir o Super AMOLED Plus, e espero bem que eles resolvam esses problemas de longevidade... que eventualmente poderão vir a tornar-se mais problemáticos nas TVs OLED, das quais se esperarão bastante mais "anos de uso". Como esta que se segue:


TV OLED da Samsung já tem preço


Os fãs das cores vibrantes e saturadas dos OLEDs (e da sua espessura ínfima) poderão estar mortinhos por ver os ecrãs de grandes dimensões chegarem ao mercado. E, depois de muitas promessas e exibições em exposições, eis que a Samsung se prepara para dar início à comercialização da sua TV OLED de 55".

Uma TV que certamente terá tanto de espectacular quanto o seu preço de $9000 dólares faz antever...


Dados Mobile Gratuitos?

A questão dos dados mobile é coisa que não nos aflige apenas a nós. Mas enquanto por cá os nossos operadores vão (muito) vagarosamente percebendo que 1GB deveria ser o valor mínimo de uso mensal, e oferecerem planos com mais alguns GB a preço acessível; nos EUA há empresas dispostas a testar modalidades um pouco mais radicais.

Que vos parece algo como o que a FreedomPop sugere: mediante a compra de uma capa WiMax para o vosso iPhone por $99, têm direito a dados gratuitos para sempre?

Infelizmente não se trata de dados ilimitados, e o valor de 1GB mensal que se falava inicialmente foi entretanto reduzido para apenas 500MB mensais. Mas, fazendo as contas a dois ou mais anos de uso, parece-me que será um negócio bastante interessante - ainda para mais considerando que podem devolver a capa a qualquer altura e reaver o dinheiro pago (e há também a possibilidade de se trocar "tráfego" com amigos - caso tenham MBs a mais que não gastaram e um amigo esteja a precisar - para além de se poder ir aumentando o limite mensal de dados mediante um sistema de angariação de amigos).




Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Parece ser possível colocar o start menu e uma barra de lançamento de aplicações tipo OSX basta ir ás configurações. O interface metro acredito que seja só para tablets, não deve fugir muito dos restantes sistemas e parece ser muito mais configurável. Mesmo assim tenho a impressão que a microsoft se vai espalhar pois os chips arm não devem ser lá muito bons para correr esse windows 8. Acho que se vai espalhar ao comprido, mas para o sucesso o caminho tb é curto. :D

    ResponderEliminar
  2. Acabei agora mesmo de experimentar o Bing e parece-me que sim - vai mais ao encontro daquilo que as pessoas usam, pelo menos no Firefox/Linux. Há dias quando me deu para comparar com Google usei openoffice e libreoffice e as primeiras posições eram sistematicamente ocupadas pelo por outro office - o deles claro. Agora já não mas não sei como se comporta no ie/windows...

    Quanto ao 8 e ARM parece-me bem que este gajo tem razão e concordo com ele nalguns pontos. Porém, o Cortex A15 promete ter muito sumo e uma versão "stripada" do kernel NT pode ser que dê resultado - penso ser isto a que ele se refere com "experiência "reduzida"". Como é óbvio as aplicações na "cloud" também aliviarão as obesíssimas "irmãs" locais. Mas como muitos usam o PC como consola de jogos penso que por aqui irão existir grandes dificuldades de aceitação.

    @braço.

    ResponderEliminar