2012/05/22

Windows 8 Despede-se do Aspecto "Glass"


Chamem-me conservador... mas uma das vantagens de não ir nas "modas" é que eventualmente as modas deixam de ser modas, e novamente se regressa a uma nova moda que afinal... era precisamente (ou aproximdamente) onde já se estava.

Com o Windows 8 a Microsoft despede-se do aspecto folclórico das caixas de cantos arredondados e dos botões e barras a imitar vidro translúcido. O Windows 8 volta a ser "quadradão"!

Mas talvez eu seja suspeito...


... afinal, todos os anos que passei com o velhinho Windows XP foram feitos da forma que se pode ver na imagem do lado direito: com os temas visuais desactivados e com o aspecto clássico.
Com o Windows 7, lá fui "obrigado" a usar o tema com transparência e tal... mas sinceramente, continuo a não ser nada fã dos cantos arredondados que só servem para desperdiçar pixeis. Portanto, nem que fosse apenas por isso, já veria com bons olhos a chegada do Windows 8.

A MS explica-nos um pouco do percurso que foi seguido pelo Windows até aos dias de hoje, assim como das coisas que foram mudando, e quais os objectivos que procuram atingir com o Windows 8, que terá que ser um sistema operativo mais versátil e funcional que nunca, apto a trabalhar com uma enorme variedade de equipamentos.

Vamos é ver se este "retrocesso" que pretende aproxiamar o Windows 8 de um sistema operativo mobile, mais eficiente - mas por outro lado também mais limitado - não irá fazer com que perca percentagem significativa do domínio que actualmente mantém.

6 comentários:

  1. sempre passei o meu aspecto do windows para o modo clássico nas minhas instalações do XP e Vista. Chegava a ir às definições mudar a espessura da margem, tamanho dos ícones e fonte do sistema para ganhar mais alguns pixeis de espaço, no entanto o novo aspecto, no 7, estava mais bem conseguido e foi o primeiro que me fez abandonar essa prática.
    Vamos lá a ver no que dá este 8.

    ResponderEliminar
  2. Boas...

    No Windows 7, também é possível utilizar o aspecto clássico... aliás, é das primeiras coisas que faço quando instalo... :)

    Cumps.

    ResponderEliminar
  3. A Microsoft nunca vai perder percentagem significativa de mercado porque não tem concorrência. Tão simples quanto isso.

    ResponderEliminar
  4. Pois eu adoro as "mariquices" do compiz, woobly windows e etc e depois de habituar dão jeito não saõ só "mariquices"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas há que separar as mariquices "funcionais" das meramentes cosméticas. Por exemplo, há muitas animações que considero serem funcionais, por darem uma melhor indicação do que se está a passar. No entanto, cantos arredondados e isso... já é cosmética pura (nao querendo com isso dizer que possam ser "feio" ou "bonito"... isso já são gostos :)

      Eliminar
  5. Eu gosto dos cantos arrendondados e do estilo glass e também tenho Ubuntu 12.04 com o Compiz, mas, sinceramente, gosto dos dois estilos: o glass com as animações de janela e o " quadradão" (atenção: também com as animações de janela, que eu gosto muito delas :)
    O unico problema do windows 8, é os botões de energia, que me davam muito jeito, mas espero que isso seja corrigido em breve :)

    ResponderEliminar