2012/05/22

Ganha um Optimus Madrid


Bem a propósito da nossa recente análise ao Optimus Madrid, eis que se concretizam as boas notícias que vos tinha prometido: a Optimus disponibilizou um destes fantásticos smartphones Android para ser oferecido a um dos leitores do Aberto até de Madrugada. :)

Para tal, vais ter que estar bem atento ao longo dos próximos sete dias para responderes às sete questões que aqui irão sendo colocadas diariamente, e que vão testar o teu conhecimento sobre este novo Android da Optimus que é o digno sucessor de sucessos como o Optimus Boston e o Optimus San Francisco.

Se queres entrar no mundo Android em grande, ou tão simplesmente reformar o teu velhinho Android que já se "arrasta" nas Apps mais modernas... tens aqui a oportunidade ideal!

Uma vez que o vencedor terá que fornecer o seu NIF (número de identificação fiscal) para efeitos da garantia, vou aproveitar a oportunidade para o utilizar também como método de identificação adicional para evitar participações repetidas. No formulário será pedido que indiquem os últimos dígitos do NIF correspondente ao nome com que participaram. Desta forma, evitam-se os potenciais casos de pessoas que tentem participar múltiplas vezes com diferentes emails.


As perguntas irão sendo actualizadas diariamente neste mesmo post... e também relembradas via Twitter e Facebook. Mas, o mais seguro será criarem um alerta diário durante os próximos 7 dias para garantirem que não perdem nenhuma pergunta. ;)


Passatempo encerrado: obrigado a todos pela participação, amanhã ficaremos a conhecer o vencedor deste Optimus Madrid! :)

O vencedor será conhecido no próximo sábado, dia 26 de Maio - e será feito em directo perante todos os participantes que estiverem presentes no nosso meeting mensal, assim como de todos os que quiserem assistir, via streaming (se a rede 3G cooperar). Assim, ficará mais que garantida a isenção de todo o processo: no qual eu apenas farei o papel de "cameraman". São mais três dias de "sofrimento" para os participantes... mas, penso que será uma boa forma de dinamizar a coisa. :)


Actualização: tal como prometido, procedemos à determinação do vencedor em pleno meeting do Aberto até de Madrugada, e o feliz contemplando, no meio de mais de 4000 participante foi...

  • o Hélder Talaia Rocha

Parabéns Hélder, e deixo também os meus agradecimentos a todos os restantes participantes. Fiquem atentos, pois esperamos em breve ter outros apetecíveis passatempos. :)


Este passatempo está aberto a todos os participantes com morada em Portugal, sendo necessário que o vencedor disponibilize uma morada em território nacional assim como o seu nome e NIF para efeitos da garantia e entrega do equipamento.
A determinação do vencedor será feita de forma aleatória entre todas as respostas correctas, sendo apenas considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a cada pergunta.

95 comentários:

  1. João Grácio16/5/12 11:36

    Boa sorte a todos! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu por engano introduzi o meu NIF completo, à problema?

    ResponderEliminar
  3. Este vinha mesmo a calhar... o meu smartphone acabou de morrer :(((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu ainda nem tenho um smartphone :)

      Eliminar
  4. Quais os critérios de atribuição do prémio? É sorteado um participante de todos os que responderam correctamente às 7 questões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está indicado no post:
      "A determinação do vencedor será feita de forma aleatória entre todas as respostas correctas, sendo apenas considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a cada pergunta."

      Eliminar
    2. Então basta-nos apenas responder a esta pergunta certo?
      Para quê que vamos a responder a 7 perguntas se no fim de contas só é "considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a cada pergunta"?
      Não quero com isto criar atritos Carlos, é só que parece-me um bocado confusa a tua explicação.
      Se me puderes esclarecer melhor agradecia-te.
      Cumprimentos ;)

      Eliminar
    3. "considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a *cada* pergunta"

      Eliminar
    4. Enviei duas respostas á pergunta de hoje, isto porque ainda não tinha concluido a resposta e por ter sem querer digitado TAB seguido de RETURN a resposta foi enviada incompleta. Enviei a resposta completa logo de seguida, ainda vai ser considerada?

      Muitos parabéns pela acção, venham mais!

      A ver se reformo o meu HTC Legend CM9 ICS 4.0.4 (sim, rola e bem:) mais cedo que o que previa, a memória interna para instalação de aplicações é escassa, e 868mb vinham bem a calhar

      Eliminar
    5. @PedroSantos
      Sim, sendo caso de erro de digitação, eliminaremos a primeira resposta,

      Eliminar
  5. Deixa cá ver se é desta que eu reformo o meu Boston. :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, não é obrigatório ter mais de 18 anos pois nao?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. deixa ver se é desta que eu reformo o meu one x.

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa se respondi mais que uma vez :\

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. o teu pai/mae que participe por ti

      Eliminar
    2. Berbardo
      Tens que ter! [ate os meus filhos de 2 e 4 anos têm]
      Para fazer o IRS é obrigatório por exemplo!

      Eliminar
  10. Em tempos difíceis que bom que era...
    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  11. Existe algum problema se o segundo nome seja diferente entre a primeira pergunta e a segunda?

    Foi lapso meu, peço desculpa.
    O mail e o os últimos 3 números do NIF são sempre iguais.

    Luís Varzim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, sem problema. O único requisito é que depois o nome indicado coincida com o do NIF.

      Eliminar
  12. quem falhou a primeira pergunta já não tem hipóteses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim...

      "A determinação do vencedor será feita de forma aleatória entre todas as respostas correctas, sendo apenas considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a cada pergunta".

      Mesmo quem responda correctamente a única pergunta tem possibilidade de vencer.

      Eliminar
    2. ou seja, quantas mais perguntas certas, mais papelinhos para a tômbola, é isso?

      Eliminar
    3. Estas regras estão uma verdadeira confusão!

      Eliminar
    4. Confusão porquê? É o que está no post desde o primeiro minuto, e nada foi mudado. É só ler com atenção.

      Eliminar
  13. O post tem a data de hoje mas ja é a 2ª pergunta.. quer dizer que começou ontem certo? :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a cada dia vou puxando o post pra frente com a pergunta actualizada.

      Eliminar
  14. Ah, então já não vou a tempo. :(
    Obrigado na mesma !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais a tempo pois. Todas as respostas certas contam! :)

      Eliminar
  15. Pois!!!
    Estou a ver que basicamente vai ser como no passatempo do Lumia 710, em que não há qualquer necessidade de acertar todas as perguntas pois basta acertarmos em apenas uma e temos tantas hipóteses de ganhar como quem respondeu e acertou em todas!!!
    Continuo a achar que são umas regras um tanto ao quanto "estranhas", pois só deveria ficar habilitado a ganhar quem respondesse a TODAS as 7 perguntas correctamente dado que me parece que esta seria a forma mais justa de achar um vencedor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não concordar com as regras tem toda a liberdade para não participar.

      Para além disso, quem responder a todas as perguntas *tem* efectivamente mais hipoteses ganhar (7 vezes mais) que quem responder apenas a uma; pelo que me parece ser bastante justo para todos.

      Mais injusto - na minha opinião - seria basear o passatempo, como muitos fazem, na obrigatoriedade de fazer likes no FB, ou follow no Twitter (que deixa de fora logo à partida quem não usar esses serviços); e que igualmente elimina logo à partida 99% das pessoas que não acumularem milhares e milhares de supostos "amigos" nessas redes.

      Mas, como disse. As regras foram definidas, de uma forma que me parece ser justa para todos - tanto para quem responder a todas as perguntas, como quem puder responder apenas a uma - e estão ali bem explicadas desde o primeiro momento.

      Se alguém achar que são injustas ou não concordar com elas, lamento... mas, como sempre, ninguém é obrigado a participar.

      E para evitar que isto se torne em assunto recorrente, será esta a palavra final sobre o assunto.

      Eliminar
    2. Peço desculpa, mas da explicação que foi dada não não me pareceu explicito que quanto maior o numero de respostas certas, maior probabilidade de ganhar, que a ser dessa forma, de facto se torna um pouco mais justo.
      Quanto ao seu comentário em relação à opção de alguns site em "obrigarem" as pessoas a fazer "likes" e afins, estou completamente de acordo consigo e acho isso um ultraje e uma desonestidade, pois obriga as pessoas a terem ou a aderirem ao facebook, e aumenta os likes e "amigos" de forma desonesta, coisa que para mim não faz qualquer sentido!!!
      Não ponho nem nunca pûs em causa a honestidade do site e dos seus administradores, apenas questionei a forma de habilitação ao sorteio que me pareceu menos correcta.
      Contudo foi apenas uma opinião minha pois vocês têm todo direito de estabelecerem as regras que entenderem e de facto só concorre quem quer!!!

      Eliminar
    3. Embora não tenha aderido (ainda) ao novo acordo ortográfico, penso que a frase que explica o processo está bastante explícita e clara. :)

      "A determinação do vencedor será feita de forma aleatória entre todas as respostas correctas, sendo apenas considerada a primeira resposta (certa ou errada) por participante a cada pergunta".

      Eliminar
    4. Não poderia haver regras mais justas, não só para as pessoas que não viram o post durante o primeiro dia, como para as que não têm a possibilidade de vir a net todos os 7 dias do concurso....

      Quanto às probabilidades, também podem fazer queixa do euromilhões só porque há pessoas que jogam 20 apostas e outras apenas 1. Enfim...

      Eliminar
  16. Se obrigasse a responder às 7 perguntas também ficavam de fora todos aqueles que por alguma razão tivessem falhado a janela de 24h da pergunta inicial.
    Se acontecesse isso ao JK, penso que iria achar injusto, não?
    Assim, cada resposta acertada conta como mais um ponto e consequentemente aumenta as probabilidades da pessoa.
    Se eu responder a 7 perguntas tenho 7 vezes mais probabilidades de acertar sobre uma pessoa que tenha respondido apenas a 1.

    ResponderEliminar
  17. Faz-me muita confusão pessoas que reclamam sobre algo que não só é gratuito como também opcional, como referiu o Carlos Martins.
    Uma palavra de apreço já agora para o excelente trabalho do autor deste blogue que vem conquistando cada vez mais audiência e notoriedade. Já sigo o abertoatedemagrudada desde há vários anos e folgo em ver que se tornou numa referência nível nacional no que respeita a tecnologia.
    Parabéns Carlos Martins!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não reclamei de nada!!!
      Apenas dei a minha opinião e tentei esclarecer as dúvidas que tenho e que pelo que vejo outros membros também as tiveram!!!
      Volto a dizer que não estou a por em causa a honestidade do blog nem do seu fundador, apenas fiquei com dúvidas em relação a forma de selecção dos participantes que ficarão habilitados e expus o meu pensamento, sem com isso querer ferir susceptibilidades e/ou ofender ninguém!!!
      Abraço

      Eliminar
    2. Pessoal, não vale a pena arreliarem-se ou chatearem-se com isto. Há muitas mais coisas "lá fora" que já chegam para dar preocupações e chatices.

      Um leitor colocou as suas questões e opinião, que eu tentei esclarecer da melhor forma, e que parecem ter sido suficientes para clarificar o assunto. E pronto. Fiquemos por aqui.

      E... deixo ficar o lembrete que durante o fim-de-semana continuarão a haver perguntas, e o Optimus Madrid está à vossa espera! ;)

      Eliminar
  18. Done, boa sorte a todos :)

    ResponderEliminar
  19. Falhei a primeira :\

    ResponderEliminar
  20. Bom dia
    como faço para responder as primeiras perguntas?
    Obrigada
    Sandra Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Sandra
      A cada dia é substituida a pergunta, pelo que deixa de ser possível responder às anteriores.

      Mas, considerando que vão haver 7 perguntas, ainda tens oportunidade de responder às seguintes. :)

      Eliminar
  21. Carlos penso que devias mudar a frase das condições. Eu não a entendi e pelo que vi nos comentários, gerou muita confusão em muita gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Hp

      Não, as condições não se mudam a meio do passatempo. A frase está bastante explícita. Basta ler com atenção.

      A "muita" confusão a que te referes foi levantada apenas por 2 ou 3 pessoa (e agora tu)... o que num universo de vários milhares de participantes dificilmente poderá ser considerado "muito".

      De qualquer forma, diz que parte é que não entendeste, que farei os possíveis por tentar clarificar.

      Eliminar
  22. Lá voltamos nós, ao problema do meu povo. Falar, falar, e . . .falar. È melhor pensar, antes de discutir ideias que não estão em consonânsia com os regulamentos explícitos r expostos. Paciência, precisa- se

    ResponderEliminar
  23. Acho que é muito simples, imaginem uma caixa com papelinhos onde estão os vossos nomes. Agora imaginem que cada pergunta a que respondem corretamente corresponde a um papelinho com o vosso nome dentro da caixa. Ora quanto mais papelinhos houver na caixa com o vosso nome (neste caso o máximo são 7)maior é a probabilidade de sair de la um com o vosso nome.
    Sendo que são só probabilidades, mesmo que só lá esteja um papelinho com o vosso nome continuam com hipóteses de sair um com o vosso nome, mas obviamente com menor probabilidade doque alguem que tenha mais papelinhos com o seu nome.

    Espero não ter confundido ainda mais...xP

    ResponderEliminar
  24. Boas só hoje dia 19 dei por este concurso, parece que já perdi algumas perguntas correcto? Como posso responder às que já sairam antes?

    ResponderEliminar
  25. Depois de ler todos os posts a minha pergunta passou a não ter qualquer nexo, é mesmo de tuga compra o aparelho começa a montar quando já está todo baralhado vai então ler as instruções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Ainda podes responder às 4 que faltam (incluindo esta).

      Eliminar
    2. É isso esta já está.

      Parabéns pela iniciativa, vai fazer um felizardo a custo 0

      Eliminar
  26. Voltando, sem necessidade é certo, à questão das aplicações, o que está no site da Optimus, correcta ou incorrectamente, é que as aolicações são Android Market, Shazam, Facebook, Accuweather,pYoutube, Cliente Optimus, Gmail, Gasol by Optimus, Google Maps e Instagram

    ResponderEliminar
  27. Pressionei Enter sem querer enquanto escrevia a resposta e o formulário foi enviado "cortado". Fiz uma 2ª submissão e acrescentei essa informação, espero que possa ser validada :z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu me o mesmo, e voltei a responder com a resposta completa. Há problema??

      Eliminar
  28. Sinceramente, creio que a videoconferência não tem muita importância. Principalmente para um uso normal. Eu tenho um Nokia 6680(optimo aparelho) e creio que usei a video,dias ou três. Vezes. Creio que o ponto forte de um smartphone é o processador. Não se podem descurar outras virtudes como o som, a imagem etc,. Mas melhor do que nós o sr. Carlos Martins pode-nos ilucidar. Ok?

    ResponderEliminar
  29. Veja lá, coloque aqui as perguntas anteriores para dar hipoteses aqueles que nao puderam vir a internet para responder as perguntas anteriores. Pode ser?

    ResponderEliminar
  30. Espero que quem ganhe dê bom uso :)

    ResponderEliminar
  31. Bom dia,

    Na ultima pergunta esquecime de colocar o peso :(((

    Posso responder de novo??

    Obrigada,

    Sandra

    ResponderEliminar
  32. Viva,

    Eu respondi ontem as 11 e picos (logo apos a actualização), não me lembro de a questão ter referência ao peso. A questão foi entretanto actualizada?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  33. Ontem quando respondi, de manhã, a questão mencionava dimensões e peso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente vi mal então.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  34. Bem, já está. Vamos lá ver como corre, mas com tanta gente a concorrer lol

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde,

    Quando sabemos os resultados? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta de hoje ficará activa até amanhã de manhã... pelo que o resultado deverá ser conhecido no dia seguinte: 5ª feira. :)

      Eliminar
  36. Vamos lá ver se é desta que eu troco o meu velhino Sony Ericsson k608i com 6 anos...

    ResponderEliminar
  37. Creio que esperamos todos os que gostamos de certezas, que o sr. Carlos Martins nos ilucide sobre a questão da "luzinha" no ecrã do Madrid. Será que virá a ser substituido, ou resolvem o dito problema? Estou confuso com isto tudo. E já agora, quem o fabrica? Ou melhor ainda: quem o arma? Os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os problemas de "light leakage" nos ecrãs são infelizmente problema recorrente, que vai acontecendo principalmente nos equipamentos mais baratos - mas que por vezes também afecta equipamentos topo-de-gama.

      A questão aqui será saber se este problema se deve a um problema de montagem... ou a um problema de concepção (em cujo caso não será previsível que venha a ser corrigido a curto prazo).

      Mal obtenha resposta oficial da Optimus, dir-vos-ei.

      Eliminar
  38. Sérgio T.23/5/12 15:24

    Ei pá, vinha mesmo a calhar um brinquedo novo no dia do meu aniv. :)
    Carlos venha de lá essa prenda!!! ;)

    ResponderEliminar
  39. Para vos fazer sofrer um pouco mais, e para que não restassem dúvidas sobre a imparcialidade da atribuição do Optimus Madrid, estou a considerar a possibilidade de o mesmo ser feito "em directo", durante o nosso jantar-meeting no próximo sábado.

    Assim podiam contar com o testemunho de mais de uma dezena de leitores e participantes regulares aqui no Aberto até de madrugada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco Francisco23/5/12 18:00

      lol não deixa de ser uma boa ideia mas acho que alguem se está a aproveitar e a regozijar-se do sofrimento dos outros...lolol

      Eliminar
    2. Marco Antunes24/5/12 12:12

      Assim o sofrimento prolonga-se mais uns dias :S

      Repara que nada garante que os participantes desconfiados fiquem mais confiantes.. Porque se não for por causa disso alguém vai-se lembrar de outro tipo de questões e criticas..

      Eliminar
    3. Pois, mas parece-me uma forma de dar mais isenção a quem puder ter ainda qualquer restício de suspeitas de que a atribuição não fosse feita de forma completamente aleatória.

      Por isso, todos os participantes vão ter que sofrer até sábado à noite... e depois haverá streaming em directo (desde que a rede 3G coopere! :)

      Eliminar
  40. Essas questões de luz parecem recorrentes nos últimos tempos, até a Canon 5D MkIII, que é uma máquina fotográfica que se insere já no segmento profissional, sofre desse problema http://abertoatedemadrugada.com/2012/04/noticias-do-dia_14.html

    ResponderEliminar
  41. Não sei se este post se pode colocar aqui ou não, se não poder agradeço que apaguem, mas a questão é a seguinte; entre o Optimus Madrid e o Lg Maximo p970, qual acham que seja o mais fiavel?

    ResponderEliminar
  42. Bom, agora é só fazer figas!!
    Boa sorte a todos.
    Carlos Martins, Parabens pelo blog e um abraço.

    ResponderEliminar
  43. Quando é que é o sorteio? Estou ansioso por saber o resultado... Ass: Batista

    ResponderEliminar
  44. Quando sabemos quem foi o vencedor?

    ResponderEliminar
  45. Está indicado no post: vamos fazer a atribuição do prémio "em directo" durante o nosso meeting-francesinha no próximo sábado. :)

    ResponderEliminar
  46. como é que posso assistir ao meeting?

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  48. A que horas é o sorteio? Estou ansioso :D
    Adorava ter este smartphone para oferecer à minha mais que tudo!

    Boa sorte Pessoal,

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir das 20h-20h30. Está tudo em alta ansiedade, ehehe. :)

      Eliminar
  49. Ok, fico ansiosamente a espera :D

    ResponderEliminar
  50. e então? onde estão os resultados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://twitter.com/ptnik/status/206462441578708992

      E optimus Madrid do @abertomadrugada foi para o Hélder Rocha! Parabéns Hélder.

      Eliminar
  51. Não ganhei, mas de qualquer forma parabéns a quem ganhou e ao Carlos pelo excelente trabalho realizado com o Blog. O próximo é meu :)

    ResponderEliminar
  52. Ola boas tardes, eu vou adquirir um Optimus Madrid na próxima semana. Tenho gostado bastante do feedback deste equipamento e acho-o um telefone bonito, simples e eficaz.
    Só estou 'reticente' em relação a uma coisa, a câmera dizem ser boa, mas tem apenas 5mpx, apenas por curiosidade alguém que possua o Optimus Madrid pode mostrar-me alguma fotos para eu ver :)

    ResponderEliminar
  53. Este modelo já tem mais de 1 ano.
    Não seria melhor procurares um mais actual?

    ResponderEliminar