2012/06/29

Google Chrome chega ao iPhone e iPad


Não deixará de ser caricato ver o Chrome a chegar ao iOS antes sequer de estar disponível para a grande maioria dos equipamentos Android (pois de momento apenas suporta Android 4.0+) mas, é mesmo verdade: o Google Chrome chegou à App Store, e fica assim disponível para todos os iPhones e iPads com iOS 4.3 ou superior.

No entanto, não se esperem grandes milagres: já que "por trás" do aspecto do Chrome continua a estar o "webkit" standard do iOS que é utilizado no Safari, com a agravante que para usos "externos" não tem direito à aceleração Nitro - que apenas continua disponível no Safari e, agora também nas páginas web colocadas no home screen (no iOS5+). Desta forma, o desempenho de javascript no Chrome fica bastante penalizado, como acontece com todos os restantes browsers no iOS.

Mas, mesmo com essa limitação, o Chrome oferece algumas vantagens que o podem tornar mais apetecível que o Safari para alguns utilizadores: tabbed browsing, modo incógnito, sincronização entre Chromes a correr em diferentes equipamentos... e até o "recuperar" das páginas abertas em caso de crash - tal como acontece nas versões desktop.

Como sempre, não custa experimentar: Chrome na App Store (gratuito).



2 comentários:

  1. Como usuário do Chrome no PC, já esperava há muito tempo por esse lançamento. Infelizmente a velocidade, marca forte no Chrome, é muito penalizada pela "imaturidade" da app. O Opera e o Safari (esse já era esperado) são mais rápidos e fluem melhor que o Chrome. Mas é uma boa notícia e creio que a Google não vai descansar enquanto não fizer do Chrome o melhor browser para dispositivos móveis.
    PS: É mesmo ironico que eu tenha instalado o Chrome no iPhone antes de pode-lo fazer nos dois Androids aqui de casa...

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente também tenho o chrome no meu iOS e não posso ter (ainda) no meu HTC Evo 3D dual core e 1Gb RAM Porque ainda não actualizei para o ICS! Como é que a Google bloqueia a esmagadora maioria das pessoas já que o android 2.2/2.3 são os mais populares e o chrome não suporta? Enfim... Mas a versão iOS funciona muito bem e rápido, e a sincronização imediata com os links da versão desktop é a loucura! Mas é o meu favorito no iOS? Nop. DIIGO browser continua a ser o mais rápido, tem no ecrã principal shortcuts visuais e funciona muito bem. Ainda precisa melhorar

    ResponderEliminar