2012/06/27

Notícias do Dia

Continua a decorrer o nosso fundo de gadgets deste mês (já participaram?), temos também em curso o passatempo desta semana que te pode dar uma das nossas t-shirts oficiais; vimos como um sistema operativo pode influenciar os resultados que são apresentados; a App oficial de Podcasts da Apple para iOS; a chegada iminente do novo Android Jelly Beans - que deverá acontecer daqui por algumas horas no Google IO (que como devem ter reparado, agora conta uma ferramenta de live blogging ali integrada no post, para quem quiser seguir o evento a par e passo); uma viagem ao passado, revisitando o popular Winamp; e um Kindle Fire 2 que poderá estar prestes a "estragar" a chegada do novo Nexus 7 do Google.

Mas fiquem já de seguida com as notícias do dia:



Apple já vendeu 250 milhões de iPhones 

Segundo os números de uma empresa de análise de mercado, a Apple terá vendido 250 milhões de iPhones desde o seu lançamento, representando lucros de $150 mil milhões de dólares nos últimos 5 anos.
Número impressionante, mas que faz prever que os próximos anos sejam também mais difíceis, à medida que se assiste a uma saturação do mercado - para além de haver também uma concorrência cada vez mais apelativa... Por exemplo, o Galaxy S3 tem sido vítima do seu próprio sucesso, pois perante a incapacidade de responder à procura elevada terá deixado de vender 2 milhões de unidades num único mês (embora a Samsung espere atingir os 10 milhões de unidades vendidas durante o mês de Julho.)


Microsoft aposta no WebRTC?


Poderá parecer estranho ver a Microsoft interessada no WebRTC, mas parece ser mesmo o caso. Em vez de deixar o seu Skype "fechado" em si mesmo, a Microsoft parece ter percebido que o futuro terá que ser obrigatoriamente "aberto" a todo um número de plataformas e sistemas. E o WebRTC visa promover isso mesmo, possibilitando a comunicação por áudio e vídeo de forma "nativa" sem necessidade de plugins proprietários nos browsers. A longo prazo, será algo que poderá substituir por completo a existência de sistemas como o FaceTime da Apple... que também tinha sido prometido como sendo "aberto" por altura da sua apresentação, mas que até à data parece ter ficado esquecido...

Afinal... não será um pouco ridículo que em pleno século XXI, ainda nos tenhamos que preocupar sobre se esta ou aquela pessoa tem este ou aquele equipamento, ou este ou aquele programa de videochat, para podermos falar com elas? É algo tão ridículo como se os telemóveis apenas dessem para fazer chamadas para números da própria rede, ou - pior ainda - para números da própria rede *e* telemóveis da mesma marca!


Apple Ganha Patentes para Carregamento Indutivo, Rotação de Ecrã e Redimensionamento

É um bocado estranho que a Apple consiga obter patentes de coisas tão abrangentes, e ainda por cima de coisas que já existem no mercado (como carregadores indutivos, por exemplo) mas, parece que é mesmo o caso. Um carregador indutivo, que pode incluir antenas para melhoramento do sinal; scrolling de listas num touchscreen, e redimensionamento de conteúdos... como é possível obter patentes deste tipo?


Gestão de Fotos no Windows 8

Curiosos por saber como é que o Windows 8 vai gerir as vossas fotografias e álbuns, a equipa do Windows 8 vem dar uma ajudinha e revelar alguns dos detalhes da nova App de fotos.

Uma App que pode ser usada em combinação com o SkyDrive para manter as vossas galerias de fotos sincronizadas entre todos os vossos equipamentos, e também facilitar a partilha de fotos com os amigos.

... Parece-me bastante interessante, e com o visual "metro" que lhe dá uma frescura visual que a separa dos programas de estilo clássico. Mas... não sei se será capaz de convencer quem já estiver habituado a utilizar o Picasa... :)


Ondas Vortex permitem Transmissão Wireless a 2.5Tbits/s


Lembram-se das ondas de rádio "vortex" e a sua capacidade de transmissão simultânea aparentemente infinita? Ainda não chegamos ao "infinito" mas parecemos estar no bom caminho, pois investigadores conseguiram já atingir velocidades wireless de 2.5 terabits por segundo.

Velocidades que permitiram transferir mais de 300GB por segundo, ou um Terabyte enquanto contam 1... 2... 3.

... E assim, de um momento para o outro, a minha querida rede WiFi N subitamente pareceu ficar infinitamente mais lenta do que até aqui... :)


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Junta mais uma às notícias. Um juiz proibiu a Samsung de vender/importar o Galaxy Tab 10.1., nos EUA, por "concorrência desleal" aos produtos da Apple.

    Trata-se de uma injunção, ou seja o caso ainda depende de uma apreciação definitiva. Uma vez que a apreciação definitiva pode ser favorável à Samsung, a proibição de venda agora traria prejuízos injustificados para a Samsung.

    Por isso a injunção só tem efeito depois de a Apple apresentar garantias no montante de 2,6 milhões de dólares, a entregar à Samsung para cobrir os prejuízos no caso da injunção se revelar incorreta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora o link

      http://online.wsj.com/article/BT-CO-20120626-716304.html

      Eliminar
  2. Afinal já estava nas "curtas". Não reparei.
    AbertoAtédeMadrugada sempre em cima do acontecimento :)

    ResponderEliminar