2012/06/06

Tactus traz o Tacto aos Touchscreens


Já sabemos que nem tudo são vantagens com os touchscreens. Por muito versáteis que sejam, a actual geração complica a vida a todos aqueles que apreciem - ou dependam - do feedback táctil. Mas, no futuro as coisas poderão ser bem diferentes, como se pode ver pela tecnologia apresentada pela Tactus, e que permite criar superfícies tácteis sobre um ecrã.

Esta tecnologia utiliza fluidos para levantar (ou fazer desaparecer) "teclas vituais" que permitem que um ecrã touchscreen plano se torne numa superfície que pode ser sentida pelo utilizador e assim facilitar a sua utilização.

Claro que será necessário aprimorar esta tecnologia antes que a possamos ver em produtos comerciais, mas... sempre será um sinal de esperança para quem olhar com desespero para os touchscreens actuais.

Pessoalmente, a ideia de ter micro reservatórios com liquidos sobre o ecrã não é das que me atrai mais; preferia ver uma solução como a tal que usa campos electroestáticos para criar diferentes sensações de textura sobre os ecrãs... mas... o que é preciso é que as tecnologias sejam desenvolvidas e fiquem disponíveis... que depois o mercado se encarregará de escolher quais as que acha melhor para cada tipo de utilização.


2 comentários:

  1. Os deficiente visuais vão adorar esta tecnologia

    ResponderEliminar
  2. O que se formos a ver toda a evolução tecnológica dos últimos tempos, nenhuma está particularmente vocacionada para as pessoas com limitações, visuais ou de qualquer outro tipo...

    ResponderEliminar