2012/07/10

A Promessa dos Updates Milagrosos


Penso que todos já terão passado por uma qualquer forma de "ansiedade dos updates". Pelo menos, a mim acontece-me frequentemente ter reacções quase bipolares, de tanto olhar para um aviso de que existem updates para fazer e ficar contente... como por vezes sentir uma raiva terrível de tantos updates!

É que se por um lado todos agradeceremos actualizações que corrijam erros e tragam melhorias e novas funcionalidades, até que ponto é que isso deverá/poderá ser admitido quando é usado recorrentemente como forma de vender produtos inacabados?

Este é um problema transversal à maioria dos fabricantes e developers actuais: que tanto lançam equipamentos com a promessa de que as reconhecidas lacunas e problemas eventualmente serão corrigidos com uma actualização futura; como também é prática corrente em software (e particularmente nos jogos) que muitas das vezes nem conseguem chegar a casa dos clientes sem que, mal o tirem da caixa, tenham logo que gramar com um qualquer update crítico - para não falar de quando até faltam partes do jogo (como os modos multiplayer) que "deverão chegar depois com um update futuro".

O problema é quando esses updates prometidos acabam por ser promessoas ao estilo dos políticos... e que tardam... ou nunca chegam.

Veja-se o caso dos possuidores do Galaxy S, equipamento super bem sucedido e cuja semelhanças de hardware com o Nexus S poderiam induzir em erro (e induziram certamente) aqueles que pensavam que isso seria garantia de que as actualizações para o Android do Google também surgiriam para ele... mas que a Samsung disse não ser possível.

Ou então o caso dos Windows Phone, que com a chegada do Windows Phone 8 ficamos a saber que nenhum deles teria direito a uma actualização futura.

Ou seja... quem os tivesse comprado com a "confiança" de que o seu precioso equipamento iria ter uma longa e saudável vida, pode - nestes e em muitos outros casos - deparar-se com uma realidade bem mais cruel. De que, depois de o dinheiro estar "do lado de lá"... todas as promessas são relativas.


Será assim tão utópico começar a exigir que os produtos que se compram venham efectivamente em estado de funcionamento que lhes garante uma estabilidade mínimia durante o seu tempo previsto de vida?


... E dito isto, vou novamente ali espreitar... a ver se há novos updates que tenham surgido enquanto o tempo que estive a escrever isto.

7 comentários:

  1. Realmente é triste a realidade em que vivemos.
    Rapidamente, apenas quero dizer que, hoje recebi o meu Galaxy S3 em casa, e só posso dizer que ele é magnífico...mas, e depois..
    É um smartphone que me custou 666€, que "irá" receber o update para o Android 4.1 lá para o fim do ano, mas e depois..

    Pelo que tenho visto nestes últimos anos, parece-me que este meu equipamento, com um processador quad-core (digamos " muito potente++"), provavelmente cairá no esquecimento nos próximos 12 meses, seguido de desculpas que um smartphone quad-core não é suficiente para correr a próxima versão do Android.

    Mas será que isto tem algum cabimento?

    Ao custo que os smartphones estão, será demasiado pedir pelo menos uma vida útil e saudável de pelo menos 1 ano e meio ou mais?

    Por mim, todos os fabricantes deveriam ser OBRIGADOS a disponibilizar todos os updates no mínimo durante 18 meses após o lançamento do produto.

    E ainda, se não fosse pedir muito, embora não pedindo para removerem as sua "lindas Skins" do aparelho, ao menos que fossem mais rápidos a fazer as adaptações ao novo sistema X1, para que o aparelho recebesse a actualização, se possível antes do lançamento do sistema X2.

    E penso que é tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que eu só vou comprar Nexus a partir de agora. Comprei o Nexus S por 200 euritos numa promoção e foi a melhor coisa que fiz.

      Eliminar
  2. A culpa e de quem compra samsung e marcas que nao respeitam os zseus clientes. Felizmente nos smartphones temos a Apple e o Google que respeitam os clientes fazendo smartphones que duram 3 a4 anos

    ResponderEliminar
  3. Mas aí está outro problema. Antes deste galaxy, eu tinha um iphone 4s, e apesar de concordar que a Apple em termos de updates é provavelmente a melhor fabricante, tornou-se para mim impossível de viver com um smartphone tão limitado.
    Porque apesar do S3 e do 4S terem preços semelhantes, com o s3 consigo usufruir de todo esse dinheiro que gostei, enquanto que no meu antigo 4s apenas podia fazer aquilo que me era permitido por uma fabricante que cobra mais de uma salário mínimo português num smartphone.

    Quanto á google não digo nada porque já tive o galaxy nexus, e apenas não o voltei a comprar por causa do seu hardware que em breve será "ultrapassado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo ao teu primeiro tópico, tenho a dizer que percebo perfeitamente o que dizes.
      Fui possuidor de um Magic durante 3 anos, e no que toca a atualizações, a HTC apenas lançou um update, ainda com 1.5 Cupcake mas com SenseUI (que me deixou o terminal mais lento, obviamente). De resto como passado pouco tempo iria sair o Hero (terminal em "tudo" igual o Magic, e ao actual Wildfire).

      É completamente vergonhoso a falta de suporte do fabricante por um terminal que não está em final de vida limitado pelo HW mas sim porque foi substituído e o novo ter de vender.

      Tudo isto me fez optar pelo Galaxy Nexus aquando da troca do HTC. Durante algum tempo não me vou chatear com roots e afins para ter a ultima versão "antes" de todos os outros. Pode ficar um pouco atrás do S2 em jogos, mas é algo que não me chateia muito.

      Seja como for, se alguém com GalaxyS ou algo semelhante quiser experimentar algo de "novo", podem sempre dar uma vista de olhos a CyanogenMOD ou MIUI.
      Ambas excelentes roms.

      BTW, a Google pelos vistos começou a lançar hoje as atualizações para o JB 4.1 (v4.1.1) tanto para o Galaxy Nexus como para Nexus 7:
      https://plus.google.com/u/0/112773496741623034196/posts/QLETQNekJ6D

      Eliminar
  4. E equipamentos como o Galaxy S Plus ou o Galaxy Advance não irão ter actualização para o 4.0 e ficará pelo 2.3
    Se a estratégia é estagnar equipamentos num OS retardado estão a conseguir, apostem na alimentação do segmento e os clientes não perderão confiança nas marcas.
    Mas se as actualizações não são feitas pelas marcas há sempre formas de obter o ultimo grito do OS da Google em qualquer equipamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O S Plus acho que não vai receber mesmo. Mas tanto o Galaxy R como o Galaxy S Advance (Dual-core com NFC) penso que irão receber.

      Seja como for, todos os Xperia actuais (e se bem me lembro os mais antigos à excepção do Xperia Play), irão receber update para ICS.

      Eliminar