2012/07/25

Galaxy S3 Perde Pesquisa Local com Update "Disfarçado"


Se pensavam que as palhaçadas das guerras de patentes entre Apple e Samsung e iOS e Android se limitavam ao território norte-americano, deixando-nos a nós Europeus, livre dessa praga... eis que... não parece ser o caso.

Depois do incidente nos EUA, que fez com que a Samsung se apressasse a remover a funcionalidade de pesquisa local no seu Galaxy S3, é vez de também os utilizadores internacionais provarem do mesmo remédio, numa actualização que agora fica disponível, e que ainda por cima se tenta disfarçar de "actualização para melhoria da estabilidade".

Não se compreende porque motivo a Samsung está a forçar esta limitação, em mercados onde a validade da patente da Apple nem sequer está assegurada; nem tão pouco (e talvez pior ainda) porque tenta enganar os seus utilizadores, não mencionando que esta actualização remove a funcionalidade de pesquisa local, e referindo apenas a "estabilidade".

Depois do incidente que deixou muitos clientes desapontados com a questão da actualização no Galaxy S, este parece-me um mau prenúncio para os utilizadores do novo S3. Mesmo que a Samsung optasse por esta medida de forma preventiva para evitar novo processo (estando no seu direito para tal), no mínimo exigir-se-ia que este update viesse com isso bem visível na lista de alterações, para que os utilizadores não se sentissem enganados da próxima vez que tentarem dar uso à caixa de pesquisa, e descobrirem que já não lhes aparecem os contactos locais ou as Apps instaladas.

6 comentários:

  1. Esta pesquisa jà existe aos anos nos symbian, não percebo como isto pode ser patenteado...

    ResponderEliminar
  2. Até algo que já existe pode ser patenteado, não é tão fácil mas é possível. E ainda é mais fácil se for algo que existe mas sem patente.

    ResponderEliminar
  3. Por outro lado se a Samsung retirou essa funcionalidade de aparelhos não atingidos pela "guerra de patentes" pode significar que a pesquisa não funciona a contento. Se assim não for, a Samsung perde uma oportunidade de atingir mediaticamente (e dessa vez com razão) a Apple e sua ridícula guerra de tribunais. A Apple age como se o Real Madrid ou o Barcelona andassem a queixar-se dos árbitros, mesmo tendo super-equipas.

    ResponderEliminar
  4. Noutro post já disse que gostava do Android Central, pelo menos mais do que 99% dos sites que apregoam o Android. Em se tratando de guerras Android vs resto do mundo tem o pequeno defeito de não ser isento - mas também ninguém está à espera que seja.

    No caso dá uma no cravo e outra na ferradura. Dá uma zurzidelazita na Samsung por não explicar o que se passa e, por outro lado, volta à pantominice do que está em causa - no caso do Nexus e que levou ao seu banimento nos EUA e que terá levado a esta ação "preventiva" da Samsung relativamente ao S3 - é a pesquisa local (que o metRo) diz que já havia no Symbian.

    O que está em causa na patente 8,086,604 [604] (há mais duas patentes, mas não vêm ao caso) é o método de pesquisa por voz e usando a tecnologia e o interface do SIRI. Diz o juiz:

    " Even accepting Samsung's argument that the intelligent voice-recognition aspect of Siri, as advertised, also contributes to consumer interest in the iPhone 4S, Apple has shown that the '604 Patented feature is core to Siri's functionality and is thus a but-for driver of demand for Siri".

    Aqui, novamente, só há dois caminhos: um juiz ceguinho (ou comprado pelos capitalistas) ou um que não se fica só pelas leituras do Android Central.
    http://www.fosspatents.com/2012/06/apple-wins-us-preliminary-injunction.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas continuo a achar absurdo, seja qual for "o caminho" que qualquer pessoa achar.

      Então, a patente cobre as pesquisas de voz que mostram resultados locais... e portanto há que remover esses resultados, mas que podem ser apresentados caso estejam na net?

      E por outro lado, o S3 pode continuar a ter o seu S Voice, esse sim, mais que descaradamente "inspirado" na Siri?

      Por mim, seja lá por que lado for, é sempre uma autêntica patetice (ou "patentice"? ;)...

      Para além de, como referi, mesmo que a Samsung a isso tenha sido obrigada nos EUA... não é directamente aplicável que assim tenha que ser em todos os outros países.

      Eliminar
  5. O S3 continua a ter o S-Voice ... mas sem juntar os resultados da pesquisa local aos da web ... para não parecer tão descaradamente "inspirado" no Siri (?)

    De facto a Apple ainda não tinha apresentado a patente 8,086,604 em processos contra o S3. Agora, muito honestamente, não sei se isto é uma antecipação a uma possível ação da Apple em tribunal ou apenas um pretexto para a Samsung, progressivamente, eliminar o S-Voice que está a ter bastantes críticas. Apreciações como esta até nem são das piores: "S-Voice is Just as Bad as Siri, If Not Worse".

    ResponderEliminar