2012/07/31

MagSafe 2 Pior que MagSafe Original?


Parece que a tradicional sina, de que as sequelas dos filmes são sempre piores que o original, também faz sentir os seus efeitos nalgumas áreas tecnológicas. Quem se queixa é um utilizador dos MacBooks, que diz que o novo MagSafe 2 estragou tudo aquilo que tinha sido feito com o MagSafe original.

Para quem não conhece o sistema MagSafe, é um engenhoso sistema que alia o normal cabo de alimentação dos portáteis com uma ficha magnética que é "automaticamente" atraída para o local certo sem que tenham que se preocupar em "alinhar" a ficha. Aliás, até a podem colocar "ao contrário", que aquilo funciona sempre. Como vantagem, acabam-se os temores de tropeçar num cabo e arrastar o portátil para uma indesejada queda... já que a ficha soltar-se-á automaticamente assim que exercem uma certa força.

No entanto, com o novo MagSafe 2... a coisa parece ter passado de excelente para... terrível.

Ao que parece, as novas fichas MagSafe 2 têm agora uma força magnética muito mais reduzida, que fazem com que a ficha se solte ao menor "impacto". Para além disso, em vez de uma ficha compacta a 90º, a Apple optou por usar um conector perpendiular ao portátil, que faz desperdiçar muito mais espaço.

Se já têm um dos novos MacBooks com este MagSafe 2, que tal tem sido a vossa experiência?


Mesmo não sendo um utilizador Mac, não posso deixar de confessar que fiquei fascinado pelo MagSafe (o original) desde que o vi pela primeira vez, e desde então que tenho esperado pelo momento em que a Apple decidisse aplicar o mesmo conceito ao iPhone... Os rumores de que o novo iPhone terá uma nova ficha fizeram-me relembrar essa possibilidade... mas se for para ficar como este MagSafe 2... se calhar é melhor ficar como estava.

5 comentários:

  1. Está aqui alguma coisa errada... ou imprecisa.

    Tenho um mac antigo, com a MagSafe que aqui tem o número 2, e tenho um mac mais recente, que tem a MagSafe que tem aqui o número 1.

    Portanto, o Magsafe 2, pode ter um conector diferente, mas volta ao formato original (de como o cabo liga ao portátil).

    Fica a nota, para que os leitores fiquem esclarecidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira versão do MagSafe teve dois conectores: Um em forma de T, semelhante ao da imagem 2, que foi retirado do mercado e substituído pelo L.

      A nova versão apenas existe em forma de T. Mais fino, mais comprido. E é a imagem da esquerda, a 2.

      Eliminar
  2. Também acho que o T foi o primeiro...
    Uso um Mac mais antigo com o MagSafe em forma de T. No trabalho por vezes estou com um MacBook mais recente em forma de L mas continuo a preferir o original em forma de T.
    Desta forma não há cá escolha de "posicionamentos" da ficha. É agarrar "às cegas" e aproximar. Em forma de L, já só vai de uma forma (para que não atrapalhe a ficha ao lado).

    ResponderEliminar
  3. em termos de espaço, prefiro a magsafe em T, quanto à força do iman, quanto menor melhor já me aconteceu do mac ser arrastado, por sorte desprendeu-se, mas se não tivesse magsafe tinha ida ao chão...:)

    ResponderEliminar
  4. Comprei um Macbook Tela de Retina, e fiquei decepcionado com o mega safe 2..

    ResponderEliminar