2012/08/31

A Atenção Dividida pelos Ecrãs à Nossa Volta


O Google fez um estudo que analisa a forma como as pessoas usam os múltiplos equipamentos que têm ao seu dispôr, e chegou à conclusão que todos nós saberemos implicitamente: que o nosso tempo varia em função do equipamento que é utilizado (e obviamente, porque cada um deles será usado em situações e condições diferentes).

Por exemplo, o tempo médio de interacção num smartphone é de 17 minutos; subindo para 30 minutos quando se utiliza um tablet; 39 minutos num portátil, e 43 minutos na TV (curiosamente, o tempo médio de um episódio de uma série... tirando os intervalos!)


Mas, a coisa complica-se um pouco mais devido à "promiscuidade" que vamos tendo com os vários dispositivos. Por exemplo, é bastante frequente começar-se uma actividade num smartphone (por exemplo, uma pesquisa), que depois será prosseguida num PC, ou num tablet.)


Depois analisa-se também o tempo em que se usam vários destes equipamentos em simultâneo, por exemplo: é cada vez mais comum pesquisar-se algo que se está a ver na TV usando o smartphone ou tablet; ou até ir lendo o email ou espreitando as redes sociais em simultaneo com algum programa (quanto menos interessante, maior a "distracção")...


E em jeito de conclusão: parece que os smartphones continuam a ser *o* equipamento principal que se vai mantendo fielmente a nosso lado, ao longo de todo o dia e mesmo quando utilizamos os outros dispositivos.


Fiquem com o estudo do Google.
Multiscreenworld Final

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)