2012/08/18

OnLive Comprada por Investidor Misterioso


A notícia deixou muita gente surpreendida: a OnLive despediu grande parte dos seus trabalhadores, e terá sido comprada por um investidor misterioso que permanece desconhecido.

Para quem não conhece a OnLive, foi uma das primeiras companhias a concretizar a ideia dos videojogos em streaming em tempo real, em que o utilizador não precisa ter nenhuma computador "mega-potente" para jogar os mais recentes jogos com toda a qualidade gráfica, já que todo o processamento é feito remotamente em servidores da empresa, sendo o resultado enviado para o utilizador como se de um "vídeo" se tratasse.

Uma ideia que obviamente se poderia expandir bem para além do mercado dos videojogos, pois se a tecnologia permitia transmitir jogos... também facilmente possibilitava colocar um qualquer outro programa ou sistema operativo virtual nos equipamentos dos clientes: que foi feito com o OnLive Desktop.


O que fica agora por esclarecer é quem terá sido o comprador da OnLive (sabe-se que muitas grandes empresas estavam interessadas, sendo que a Sony era uma delas, mas depois optou por comprar a rival Gaikai por $380 milhões), e também clarificar a aparente "táctica" nada amigável de despedir todos os empregados (alguns deles foram convidados a ficar) e dizer-lhes que as acções perdiam todo o valor, transferindo todos os bens da empresa para uma nova companhia, e assim esquivando-se às justas compensações que os seus funcionários esperariam.

1 comentário: