2012/08/24

Ventoinhas para Radiadores



Há muitos tipos de pessoas que usam computadores. Há aqueles para quem os computadores são uma caixa mágica, que tem um botão para ligar e desligar e que nada mais querem saber do que se passa no seu interior; e há aqueles para quem um computador é um infindável caixa de surpresas que continuamente tentam optimizar e afinar para o melhor desempenho - que isso se traduza mesmo em melhor desempenho, ou tão somente num objectivo que me é tão querido como... o fazer o menor barulho possível.

Para estes últimos, no qual me incluo, um dos passos essenciais para a obtenção desse objectivo dos 0dB de barulho (que pode ser conseguido, usando apenas componentes passivos - mas que não vamos abordar agora) passa quase sempre pela escolha cuidadosa de ventoinhas que ofereçam a melhor relação: volume de ar movimentado/barulho gerado. Uma relação complicada... já que quanto mais ar se movimentar, maior o barulho gerado... embora, possam haver surpresas de vez em quando.

É que por vezes... e por muita que seja a tentação de substituir algumas ventoinhas que vêm de série em equipamentos como o sistema de watercooling em circuito fechado Corsair H80, por outras que anunciam melhores características ou que pensamos serem melhores, o melhor mesmo é... estar quietinho. Como se pode ver pelos resultados dos testes feitos no site Anandtech e que colocou à prova 8 ventoinhas.


Portanto, fica a primeira regra para quem gostar de fazer experiências deste tipo: antes de mexerem seja o que for, certifiquem-se que fazem umas medições de base para posteriormente poderem comparar com os valores obtidos após a alteração... Senão correm o risco de estar a gastar dinheiro... e a ficarem pior servidos do que estavam originalmente.


E dito isto... tenho aqui um mini PC ao lado que definitivamente precisa de uma operação de "caixa aberta", pois tem um ventoinha gripada que já me anda a chatear a cabeça há alguns dias com os seus inconstantes e irritantes "gripanços" ruidosos.

4 comentários:

  1. o meu pc está a precisar de fazer uma revisão nas ventoinhas.Faz mais barulho a trabalhar que o meu carro :)
    para isto contribui o facto de ter a torre dentro da secretária e ainda por cima com todas as tampas.
    vou ter de as desmontar e limpar a ver se resolve.

    ResponderEliminar
  2. Atenção a um pormenor muito importante - neste caso a pressão é importante já que o ar tem que atravessar as finas palhetas do radiador.
    Porém, numa utilização normal, onde não existam grandes obstáculos à circulação do ar, como por exemplo os dissipadores, notam-se grandes diferenças. Por exemplo, optei por ter ventiladores que praticamente não fazem "barulho" com um débito entre 26 a 38 CFM e após várias experiências constatei que existiam grandes diferenças na temperatura do processador e da placa gráfica - inacreditavelmente uma das mais baratas (60, 80 e 120) foi das que mais se salientou!
    Claro que isto foi conseguido com alguma "ginástica manhosa" na colocação da 60 na gráfica mas nada que meta medo a umas abraçadeiras de serrilha...
    Todos os ventiladores se encontram na casa dos 8,9 a 11 dba. Silêncio...

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. Eu troquei os ventiladores que vieram de origem no meu Corsair H60 e no H80 - demasiado barulhentos - aliás, os mais barulhentos que comprei nos últimos anos.

    O H60 só tem um ventilador, mas dá para colocar dois na configuração típica do H80.

    Se não quiseres andar com muitas experiências, aqueles ventiladores baratos que não ultrapassam as 900rpm ou até mesmo +/- 1100rpm podem ser a melhor opção desde que exista uma boa circulação de ar na caixa.

    Quando ouvi o H80 exaltado, pensei... entre isto e um ventilador furioso nem sei o que prefiro.

    6 de 120mm + 1 de 140mm + 2 de 60mm = entre 22 a 25dBas a 20cms. (não uso discos rígidos nesta maquina)

    Para resolver o problema da gráfica, liguei os seus ventiladores a um controlador externo e estão sempre na velocidade mínima, senão param, de 1300rpm.

    Odeio barulho. Até o silvo das baterias a carregarem me tiram do sério.

    ResponderEliminar
  4. Carlos, tira o autocolante, mete um pouco de óleo, da cozinha tb serve, e fica bom.

    ResponderEliminar