2012/09/23

iPhone 5 e os Polegares


A chegada do novo iPhone 5 fez disparar o número de críticas quanto ao tamanho do ecrã aumentado. Afinal, a Apple e os seus fãs apregoaram durante anos que as 3.5" eram o tamanho ideal e ergonómico para ser confortável de usar... e agora isso parece ter ficado esquecido, com as 4" a tornarem-se no novo "tamanho ideal".

Vou ser sincero (como sempre tenho sido), e dizer que eu próprio sempre fui um dos apoiantes dos tamanhos de ecrãs compactos, e nunca me senti incomodado pelo tamanho de 3.5" do ecrã dos iPhones - muito pelo contrário. Mas... também não escondi que depois de ter passado uma semana a usar um Galaxy S3 (que considero "grande demais")... reconheci que voltar a um ecrã de 3.5" era uma experiência "claustrofóbica"! Desde essa altura que sempre disse quer seria inevitável a Apple ter que aumentar o tamanho do ecrã, embora não na mesma proporção gigante que tem vindo a dominar os Android. (Alias, até fico com pena de aparentemente os fabricante se terem esquecido de que há mercado para smartphones Android topo-de-gama... com tamanhos mais compactos! Nem todos acham  que ter um ecrã de 4.7", 5", ou mais, é o melhor para si.)

Mas, voltando ao tema... a questão do tamanho, e da usabilidade do novo ecrã do iPhone. A Apple lançou vários vídeos publicitários, e... não deixou de "responder" a essa crítica explícita de como se transforma o tamanho ideal de 3.5" no novo tamanho ideal de 4".





A acompanhar este vídeo publicitário surgiram outros, dedicados ao modo panorâmico das fotografias:




Aos novos auriculares:




E ao tamanho e peso do novo iPhone:

8 comentários:

  1. Essa dos 3,5" é engraçada, mas quero mesmo é que saia o ipad de 7", porque tenho uma gravação do steve jobs numa das suas diarréias verbais de 15 minutos a explicar porque "um tablet de 7" é a coisa mais parva, inútil e não funcional que já foi feita"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      E o que vai fazer com essa gravação? Enviá-la ao SJ a dizer-lhe tipo:

      - E agora, hem? O que é que diz sobre as 7pol, já servem...?

      Ora, todos sabem que o que hoje é verdade/lei na tecnologia de gadgets, amanhã será mentira/equívoco/passado...

      No stress... ;)

      Eliminar
    2. O problema é que na apple é uma reincidência tal que eleva os fans ao estatuto de idiotas chapados. Quando eu trabalhei na apple, era ela ainda uma empresa de tecnologia e não de moda, tinhamos uns autocolantes que diziam "Intel Inside, Idiot Outside" porque os nossos processadores PowerPC feitos pelas IBM/Motorola estavam anos luz à frente dos intel (na altura os PIII). Depois, go figure, a intel é a melhor coisa desde o pão fatiado. E depois disso foi sempre a descer.

      Eliminar
  2. De certeza que andaram a experimentar mãos que conseguissem fazer aquilo. Eu tenho as maos pequenas, ate no blade tenho que andar a mexer o telefone para conseguir chegar aos sitios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Viva

      Acredito que as mãos que se vêem a mexerem no 5 devem pertencer a alguém com mãos "fora do tamanho comum (ou não)".

      Eu, no 4, faço o que se vê no vídeo, e ainda chego ao Power e Home... :)
      (Com a mão direita...)

      Eliminar
  3. A Apple parece um pouco o futebol português, o que hoje é verdade, amanhã transforma-se em algo completamente diferente, e não é que eu não concorde com o aumento do ecrã, o que acho é que uma empresa das mais tecnológicas que existem tem capacidade para fazer um aparelho com um ecrã faseado e maior sem aumentar o tamanho do equipamento, e bastava para isso que não estivessem tão preocupados com o recorde da espessura, que no final até acaba por ser mentira porque existem equipamentos mais finos no mercado.
    E este foi um dos factores que me desiludiu neste novo iPhone, a Apple foi pelo caminho mais fácil e continuou a deixar todo aquele espaço perdido no topo e no home button que acaba por dar uma forma ao telemóvel um pouco estranha porque é muito alto e pouco largo.As proporções são estranhas a meu ver, mas isto não interessa para nada, para Apple basta lançar qualquer coisa não interessa como, porque as pessoas fazem fila na mesma para o comprar como se estivessem à espera de ar para respirar .
    Tenho um iPhone e gosto, mas consigo ver que a Apple já não é mesma.
    Antigamente para além da parte comercial, existia aquela vontade de inovar e lançar o mercado para a frente, neste momento apenas estão a alimentar e seguir as tendências da moda, o que não quer dizer que este iPhone 5 não seja um excelente aparelho porque o é, e tem uma construção notável, agora, que não trouxe nada de novo, isto é uma verdade, para além de que ainda por cima é mais caro.
    Critica-se muito a Samsung, mas neste momento é ela que nos está a fazer sonhar, e este ultimo s3, tem pormenores deliciosos, entre os quais eu destaco, o facto de o ecrã desligar quando deixamos de olhar directamente para ele.
    Isto é algo, que eu via a Apple lançar e não uma Samsung.

    Não faço a mínima ideia do que se passa para os lados da Apple, mas que se passa algo passa, e eu, em todos estes anos que usei o ios, que já vai desde o 3GS,4,4S nunca tinha tido tantos erros na Appstore e também nas aplicações da Apple.Parece que já não estão a ter o mesmo cuidado e lançam as coisas sem estarem devidamente testadas.

    Enfim.... que saudades eu tenho do Steve Jobs. Coincidência ou não este tipo de coisas não era tão frequentes no tempo dele.

    ResponderEliminar
  4. Já chega destes mini assuntos. Siga pra frente, mudem-se as mentalidades :)

    ResponderEliminar