2012/09/17

LIFX - Lâmpada LED controlada por Smartphones


Fartos de esperar pelas prometidas lâmpadas do Android@Home, que foram apresentadas com pompa e circunstância em maio de 2011 pelo Google, mas que... mais de um ano depois, parecem ter caido no limbo como se nunca ninguém tivesse falado delas?

Como sempre, a necessidade aguça o engenho, e esse engenho tem agora muitas mais formas de se tornar realidade, graças a sites como o Kickstarter. Este LIFX é um projecto que nos pretende dar aquilo que todos (ou pelo menos, muitos, imagino eu) desejam: a possibilidade de ter total controlo sobre as lâmpadas em sua casa.

Estas lâmpadas LED podem ser controladas através do vosso smartphone, e para além de as ligarem/desligarem, podem mudar de cor, e até usarem funcionalidades mais avançadas como: ligarem-se e desligarem-se automaticamente quando chegam a casa ou se ausentam; acendimento gradual de manhã, para vos proporcionar um acordar mais natural; apagamento progressivo lento quando se vão deitar, criar notificações coloridas quando recebem emails ou mensagens; mudar de cor ao som da música, etc. etc.



O único inconveniente é que estas LIFX ainda têm um preço um pouco elevado de $69 (+$5 de portes internacionais) que desencorajarão muitos potenciais interessados. Mas, isto demonstra bem o quanto os grandes fabricantes andam a "dormir". Uma coisa deste tipo, fabricada em quantidades de "milhões" ficaria certamente muito mais em conta... e seria o passo que se precisava para dizer adeus definitivo às lâmpadas "burras" que agora dominam o mundo.


5 comentários: