2012/09/17

Notícias do Dia

Este fim de semana vimos "super-computadores" feitos com Raspberry Pi's e LEGO e kits robóticos bem acessíveis no Kickstarter com este Multiplo; passamos pelo responsive web design; esmiuçamos o novo CPU A6 do iPhone; descobrimos que a Intel não vai suportar o Linux no seu novo Atom Clover Trail; como roubar um BMW em 2 minutos;  um PC enfiado numa caixa de uma máquina de jogos clássica, o Atari 2600; as questões do Google e do Android vs Acer e o Alibaba; a nova presidente do Yahoo vai oferecer iPhones 5, Galaxy S3, ou outros smartphones, gratuitamente a todos os funcionários; por falar em Galaxy, o Samsung Galaxy S4 poderá chegar já em Fevereiro - um modelo que certamente também terá direito a poster comparativo como o do Galaxy S3 vs iPhone 5; e também quanto é que um iPhone 5 custa em peças. Igualmente merecedor de destaque é a lâmpada LED LIFX, que parece fazer tudo aquilo que queremos... e já está a fazer sucesso no kickstarter.

Tudo isto no fim-de-semana que marcou a minha passagem à 1ª divisão da internet... É que disse adeus à minha velhinha ligação de 24Mbits, e estou agora a tirar partido de uma ligação Zon Fibra a 100Mbits, acompanhada por uma nova box Zon Iris, que ao contrário da antiga... já merece estar ligada à corrente e ser utilizada com regularidade. O Timewarp é daquelas coisas que faz toda a diferença! :)


Temos novamente uma apetecível prenda para vos dar: um novo curso de configuração do Windows 8 oficial da Microsoft, oferecido pela Actual Training. Se for do vosso interesse e tiverem disponibilidade para habilitarem a um curso de 30h em 5 dias, não percam!

E já a seguir, as notícias do dia:



iCloud na Web ganha notificações à iOS


O iCloud da Apple na web passa agora a contar com notificações ao estilo iOS, e que revela o quanto os interfaces mobile têm influenciado tudo o resto. O iCloud é o serviço que serve de núcleo central ao iOS nesta sua fase que o libertou da dependência do iTunes, e que agrega todo o tipo de informações que são depois sincronizadas entre os múltiplos equipamentos que os clientes possam ter - e também dar acesso ao sempre útil serviço "Find my Phone", que mostra onde ele está e permite bloqueá-lo remotamente (e também enviar mensagens para ele.)

Muitas coisas úteis... e também falhas incrivelmente básicas, como a impossibilidade de ver as fotografias que também lá estão guardadas. (E já agora, agradecia também a possibilidade de fazer a gestão remota das Apps em cada equipamento... :)


Steve Balmer aponta preços de $300-$800 para os Surface
Enquanto aguardamos pelos preços oficiais e definitivos dos Surface da Microsoft, Steve Balmer já atirou alguns valores para o ar, que poderão servir de referência: que os Surface provavelmente se posicionarão entre os $300 e os $700 ou $800 dólares.

Uma gama tão ampla que na prática... continua a deixar-nos a todos curiosos com os preços que irão ter. Um Surface de entrada de gama a $299 sem dúvida que seria interessante (um Surface RT obviamente, com ARM)... assim como seria um Surface "completo" na casa dos $700... mas, parece que teremos que esperar mais umas semanas até sabermos.


PCs já não são o maior cliente das memórias RAM


Mais um sinal do impacto que os smartphones e tablets estão a ter na sociedade... Pela primeira vez em mais de 30 anos, os PCs deixam de ser o principal consumidor de memórias RAM que são produzidas.
Esse lugar passa agora a ser ocupado pela incessante vaga de equipamentos mobile, que obriga muitas pessoas a repensarem os seus hábitos... e até a repensarem se necessitarão realmente de um PC (ou no mínimo - se necessitarão de o ligar para a maioria das coisas que querem fazer: como ir à internet, jogar uns jogos, manterem-se contactáveis, etc.


Primeiro Benchmark do CPU A6 do iPhone 5?

Parece já ter surgido um primeiro benchmark deste novo A6, e que parece cumprir com o prometido, mais que duplicando o valor obtido pelo A5 e A5X do iPhone 4S e iPad 3, no Geekbench.

A confirmar-se, será o primeiro iOS a superar a barreira dos 1000 neste benchmark, que serve como resultado de referência: e que é o resultado obtido por um computador Power Mac G5 single-core a 1.6GHz.


Google cria Conversor de Java para ObjectiveC

O Google criou uma ferramenta para auxiliar a conversão de código Java para Objective C. Com esta medida, os developers habituados a programar para Android poderão ter a vida facilitada quando quiserem criar Apps para iOS que corram no iPhone e no iPad.

Uma ferramenta que me faz suspeitar que seja também do interesse do próprio Google acelerar o seu desenvolvimento para iOS, uma vez que deixando de ser um parceiro privilegiado da Apple, será previsível que se sinta mais tentado a criar Apps dedicadas para manter os seus clientes satisfeitos nessa plataforma. Já temos o caso do Gmail, Google+, Latitude, e muitas outras Apps... sendo também de esperar que não demore muito a chegar um Google Maps e Google Navigation, agora que não tem que dar "satisfações" à Apple.


Curtas do Dia


E para terminar, a estrear uma nova rubrica a que poderemos chamar "Aberto até de Madrugada pelo Mundo", o meu caro amigo Nuno Barros (que juntamente com o Luis Costa tem sido responsável pelo sucesso do Apps do Android) enviou-nos uma fotografia do Aberto até de Madrugada à conquista da Tunísia! :)

1 comentário:

  1. Surface completo abaixo dos 700 euros seria alvo da minha atenção

    ResponderEliminar