2012/09/21

T-Shirt da Semana

Mais uma sexta-feira, o dia que precede o tão desejado fim-de-semana, e que também vos dá a possibilidade de ganharem uma das nossas fantásticas T-shirt oficiais do Aberto até de Madrugada.

Relembro que os vencedores têm andado muito desatentos... (o da semana passada ainda não reclamou o prémio... e se não o fizer até ao final do dia de hoje, fica sem direito a ela :P) por isso, depois de participarem, não se esqueçam de cá voltar depois do fim-de-semana, para verem se vos saiu algo - ou, mais fácil ainda, subscrevam os comentários, para serem avisados quando eu indicar o vencedor.

Esta semana, o tema do momento tem sido a questão dos mapas do novo iOS6, e por isso venho perguntar-vos qual é a vossa relação com os mapas, GPS, sistemas de navegação, etc. Contem-nos as vossas histórias caricatas, sérias, tristes, felizes, relacionadas com este tema.

Quanto a mim, ainda me lembro do tempo em que carregava o meu velhinho Pocket Loox Fujitsu Siemens (Pocket PC Windows), a par de um receptor GPS bluetooth externo, e sempre o impriscindível TomTom. E por norma, era certo e sabido, que nos dias em que me fartava de andar com o módulo GPS atrás - e era dos "pequenos"! - era precisamente o dia em que viria a precisar dele por um motivo ou por outro. Já em todos os outros dias restantes que carregava com ele... era certinho que não lhe iria dar uso.

Naquela altura ainda parecia "inacreditável" poder ter um equipamento mobile com o GPS integrado; e agora é coisa que até num smartphone de 100€ tem. :)

Ah... o quanto se evoluiu desde então (e o quanto se ficou na mesma! Então se olharmos para as baterias e autonomias... está tudo dito. :)

Deixem as vossas aventuras nos comentários - e não se esqueçam de subscrever e/ou de cá vir espreitar daqui por uns dias para ver se foram os vencedores.


Actualização: o vencedor desta semana é o Joca Ferro.

5 comentários:

  1. Para mim o caso paradigmático é: viajar nas férias e consultar locais culturais que nem sabia que conhecia mesmo ao meu lado. Antes ia ao algarve e parava em todo o lado a perguntar tudo e mais alguma coisa, agora vou para o algarve pela estrada que quero, vejo o que quero e se me apetece até mudo a meio do caminho de trajecto para poder ver aquela coisa especial... e tudo sem me perder!

    ResponderEliminar
  2. Assim de repente veio-me à memória o episódio do sushi. Lembras-te?
    Munido do meu N95 e com uma aplicação que deveria ser de topo fiquei convencido que seria fácil dar com o restaurante...

    Em vez disso, teve que que ser o Luís GPS a fisicamente guiar-me para fora do buraco onde me tinha metido. :-)

    Certamente, hoje em dia daria facilmente com o sítio e provavelmente teria a informação que o trânsito no IP3 andava às pinguinhas e que a A1 estava bloqueada devido a ter tombado um camião carregado com produtos químicos e um outro ter também tombado com uma carga de tijolos. Quando pela rádio foi comunicado já lá estava entalado há mais de 1/2 hora!

    Depois?

    Bem depois, deu-se o facto da ribeira do lado de Gaia estar completamente inundada com água que dava acima da parte inferior da porta do carro, e umas quantas peripécias para contornar o segurança que baixava os pilares anti-trânsito de algumas ruelas e mais umas quantas coisas que ao lado destas são desprezáveis.

    Felizmente, tudo acabou em bem, e as duas francesinhas que mamei com o acompanhamento da bela cerveja lá me conseguiram afastar da ideia alguns dos impropérios que reservava para o Nokia N95.

    Para acabar em beleza, o reconfortante convívio que se seguiu com a simpática presença de várias pessoas amigas, até então na maioria desconhecidas exceptuando o teu caso, que me acompanharam nesse dia em que ainda por cima era o meu aniversário!

    Um bem haja a todos e com é com saudade que me recordo desses momentos.

    Depois de ver 4 instalações do iOS6, se naquela altura eu tivesse um iPhone com os mapas presentes no iOS6, ao invés de me ter perdido numa rua qualquer nem o Luís me poderia ajudar já que provavelmente estaria no fundo do rio Douro... :-)

    @braço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joca Ferro... você é o vencedor! :)

      Obrigado a todos pela participação.

      Eliminar
  3. No meu caso uso poucos o gps, prefiro antes de sair de casa ir ao google maps e ver o percurso que vou fazer e guiar-me pelos pontos de referência que tenho ao longo do percurso. Para ajudar a isto uso o streetview que é bastante útil apesar de ainda só ter em Lisboa e Porto mas tem sido suficiente.

    Para situações não programas lá tenho de usar o Ndrive do meu velhinho nokia 5800 que já me desenrascou algumas vezes :p

    O que é mau nisto é que nem sempre o gps funciona como deveria estando às vezes 10 minutos parado num sítio à espera que finalmente o telemóvel deixe de passar a mensagem: "A aguardar um sinal de GPS válido..." Já no ipad nunca tive problemas desses, uns segundos e está pronto a funcionar :)

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Sabiam que por detrás do Shopping Algarve existe um clube de Columbofilia? Eu descobri da maneira mais "dura" :-)
    Numa das viagens pelo Algarve desconhecido, e pela 125, que passa mesmo em frente ao Shopping, decidi usar a grande novidade que a minha Renault Scenic trazia... o GPS.
    E aquele maravilhoso mapa, e aquela doce voz foi-me guiando então para fora da 125, por montes de estradas de terra batida e carreiros de cabra. Finalmente muito tempo depois, de debaixo de um sol tremendo, chegá-mos a um clube de Columbofilia, mesmo nas traseiras do Shopping.

    A partir daí foi a "olho" porque estava mesmo ali ao lado e voilá... :-)

    Bem logo a seguir percebi que o Shopping Algarve tem entrada directa pela 125 e as tabuletas diziam isso... dammmmmm, as tabuletas... nem me lembrei dessa sinalética retrógada :-P

    ResponderEliminar