2012/10/29

16GB na Cloud para Todos os Portugueses


Preparem-se para tempo nublado a partir de 10 de Dezembro em todo o território nacional... A Portugal Telecom vai oferecer um serviço que disponibiliza 16GB de espaço de armazenamento na "Cloud".

Ainda não se conhecem exactamente os contornos desta oferta (imagino que seja algo ao estilo Dropbox/Google Drive/etc.) mas já se sabe um ponto importante: de que este serviço estará disponível para todos os portugueses, independentemente de serem - ou não - clientes dos serviços PT.

No entanto, embora se acredite que este serviço seja gratuito... tal não foi expressamente dito por Zeinal Bava durante a apresentação deste Cloud PT. Falta portanto a confirmação oficial se este serviço terá algum custo, se será gratuito, se só o será durante um período inicial promocional, etc.

Actualização: já nos confirmaram que é mesmo gratuito (embora haja modalidades pagas para quem desejar mais de 16GB de espaço), e terá apps para android, iOS, Mac, Windows, Linux, e claro... também terá os conteúdos disponíveis a partir da web.

O Cloud PT está actualmente em fase de testes beta, e ficará disponível publicamente a 10 de Dezembro.

12 comentários:

  1. Tudo o que seja PT, não confio. Seja que serviço for! Continuo com o meu servicinho da Dropbox!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONCORDO 100%, MUITO CUIDADO COM OS MONOPOLIOS

      Eliminar
  2. Bacano :D Acho que o Codebits vai revelar alguma informação acerca disto :P

    ResponderEliminar
  3. Adriano confias mais numa Dropbox, Gdrive ou Skydrive?
    Para mim é a mesma coisa. Não consigo perceber o que há para desconfiar na PT que não se aplique a qualquer um dos outros que citei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Não confio mais numa Dropbox, Gdrive ou Skydrive, Box, whatever! Não confio na PT! Ponto! Se passasses pela situação de estar quase 1 ano preso a um ISP (Sapo) onde a velocidade média de download fosse 30kb/s (há dois anos atras) e mesmo depois de reclamar e pedir ajuda, nunca me foi fornecida e tive de esperar os 12 meses de contrato para cancelar.. Se passado quase dois anos voltei a tentar ter Sapo na esperança de ter um serviço melhor e para surpresa minha, continuava um serviço lentissimo e mudaram-me o contrato telefonico que tinha, cobraram-me 2 meses de internet (quando nem 15 dias usei), cobraram-me activações e tudo mais e o preço de 14.99 promocional de 3 meses foi-me debitado 20.99... Se calhar, também não irias confiar em serviços dessa empresa!! Seja TMN, MEO, PT, Sapo, ou qualquer outra coisa dessa empresa, eu dispenso!!

      Eliminar
  4. Já estou a perceber parte do intuito da construção do Data Center megalómano na Covinhã...

    Quanto ao serviço, provavelmente apenas terei algumas coisas pessoais. Até porque ou inovam, ou para partilhar ficheiros com pessoa que não vive fora do país, continuarei a usar o Dropbox e os quase 20GB que possuo ;)

    ResponderEliminar
  5. Os projectos Owncloud ou Sparkleshare são fenomenais para os 'desconfiados' :)

    ResponderEliminar
  6. Parece-me fenomenal, nunca é demais espaço, o grande "problema" é que já há tantos serviços que já começa a ser oferta a mais. De todos os serviços acho o Dropbox o mais interessante, especialmente agora que comprei o meu Galaxy S3 e tenho 50Gb no total :P Tenho ainda mais um "espacito" no Asus Cloud fruto de ter um portátil desta marca.

    Em todo o caso *NUNCA* me satisfez ter as coisas em versão cloud, excepto para partilha e backup dos meus documentos pessoais (para o caso dum assalto ou incendio). Espaço físico é espaço físico, e ter em Cloud implica sempre downloads, esperas (a não ser que se tenha fibra) e gastos extra de electricidade/bateria.

    ResponderEliminar
  7. Carlos... Ou tu ou eu percebemos mal a notícia. Mas a verdade é que eu não percebi o mesmo que tu.
    O que a PT fez foi nada mais, nada menos, do que fazer publicidade ao seu serviço. Nunca pretendeu dar nada a ninguém, e não há qualquer limite a 16 GB referência a pacotes com esse tamanho.
    O que a PT pretendeu fazer foi referir a capacidade de armazenamento do seu serviço, alegando que com ele poderia servir os portugueses todos (os 10 milhões) com 16 Gigas de espaço.
    Nunca houve qualquer referência a venda de pacotes de 16 GB ou limites de 16 GB ou, como outros sites referem, que iria oferecer 16 GB a cada português. Tudo não passou, se bem entendo, de uma péssima interpretação dada Às afirmações originais, que deturparam toda a mensagem, e que tem vindo a ser cada vez mais deturpada a cada vez que se conta.
    Mas corrijam-se se estiver errado. Aliás a notícia não apareceu na PCManias exactamente porque a achei deturpada logo na fonte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que percebeste mal


      http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Media/DestaquesHP/Destaques_2012/cloud16gbportugueses.htm


      Finalmenente um servico em portugal de storage rapido e gratuito.... porque rapido o dropbox ja foi mais.

      Eliminar
  8. Obrigado Edgar. Estou esclarecido.
    Curiosamente li a notícia num site estrangeiro, e posteriormente num site nacional que possuía algumas contradições com a outra fonte (uma apenas falava do serviço, a outra da oferta), e daí a minha dúvida.
    É certo que a podia ter esclarecido lendo mais fontes, mas como à partida não estava a ver motivo para a PT, a empresa que nos chulou com a mensalidade dos telefones, ir agora DAR espaço na Cloud, assumi que a situação estaria realmente distorcida.
    PS: desculpem lá os erros na mensagem anterior. Foi escrita no telemóvel e em movimento.

    ResponderEliminar