2024/07/24

Actualização do Windows pode fazer surgir ecrã do BitLocker

A Microsoft alertou que alguns dispositivos Windows podem iniciar no modo de recuperação do BitLocker após as actualizações de segurança de Julho de 2024.

O modo de recuperação do BitLocker pode ser activado por diversos motivos, como actualizações de hardware ou firmware e mudanças no TPM (Trusted Platform Module). Após a actualização de 9 de julho de 2024 (KB5040442), alguns utilizadores podem ser confrontados com o ecrã de recuperação do BitLocker ao arrancar o seu computador. Este problema apenas deverá ser sentido por quem tiver a opção de Criptografia de Dispositivo activada nas Definições, em Settings under Privacy & Security -> Device encryption.

Quem encontrar este problema terá que introduzir a chave de recuperação do BitLocker para desbloquear o disco e iniciar o dispositivo normalmente.
Este problema afecta várias versões do Windows, incluindo o Windows 11, Windows 10, bem como várias versões do Windows Server.

Para recuperar a chave de recuperação do BitLocker, pode fazer login no portal de recuperação do BitLocker usando a conta Microsoft. A Microsoft diz estar a investigar o problema e fornecerá mais informações à medida que ficarem disponíveis. Esta não é a primeira vez que os utilizadores enfrentam este tipo de problema. Em Agosto de 2022 e em Abril de 2024, a MS também lançou actualizações que causaram problemas com o Bitlocker.

A atenuante, desta vez, é que devido ao bug da CrowdStrike, é bastante mais provável que os utilizadores do Bitlocker tenham a chave de recuperação à mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)