2012/10/14

A Origem da Tecla de Escape


Os teclados dos computadores são agora um equipamento que poderemos considerar "de uso doméstico", e que qualquer criança estará habituada a ver desde... sempre! No entanto, haverá também quem ainda olhe com enorme desconfiança para todas aquelas teclas e símbolos estranhos que contêm (e lembro-me perfeitamente de, quando ainda era novo, também olhar com enorme receio para eles... com medo que o carregar numa tecla "errada" pudesse despoletar uma qualquer grande catástrofe, tipo apocalipse nuclear à escala mundial.


Mas, o que é certo é que nos teclados actuais ainda persistem muitos vestígios desses primórdios da era da informática, sob a forma de teclas que a maioria já se habituou a... ignorar.

O trio de teclas que mais rapidamente se distinguirá das restantes será certamente o conjunto de teclas que ostenta os famosos Print Screen/Scroll Lock/Pause. Que embora ainda tenham a sua função (especialmente o Print Screen, que permite fazer capturas de ecrã), permenecem agora largamente sub-uilizadas.

Mas a história de hoje centra-se na tecla que fica no lado oposto do teclado, e que ainda vai tendo alguma utilidade: a tecla de ESCAPE.

Esta tecla foi criada por um programador da IBM chamado Bob Berner em 1960. E leva-nos para os tempos em que ainda não tinhamos sistemas operativos com interfaces gráficos que nos permitem facilmente lançar, encerrar, e alternar entre programas em execução simultânea. Quando um computador estava a executar algo... executava isso e nada mais; e daí surgiu a necessidade de se ter uma forma de ganhar o controlo sobre o computador sempre que que se quisesse: a tecla de ESCAPE. Uma tecla que interrompia aquilo que o computador estava a executar, permitindo ao operador ou programador retomar o controlo sobre a máquina.

Actualmente, como poderão facilmente verificar (ora carreguem na tecla de Escape agora mesmo)... a tecla já não nos permite escapar de quase nada. Ainda é utilizada em jogos, e menus, para "voltar a trás", mas o tipo de controlo que dava noutros tempos não passa agora de uma memória desse passado distante.



... E assim de forma meio relacionada, mas de muito mais baixo nível, pelos meandros internos do funcionamento dos computadores e processadores... fiquei inspirado para um dia destes explicar o que são os ditos "interrupts", e a diferença para o "polling". Vou meter aqui na lista, para não me esquecer! :)

7 comentários:

  1. Tecla no outro lado do ecra?

    ResponderEliminar
  2. Acho que para o pessoal do CAD continua a ser uma das mais utilizadas :)

    ResponderEliminar
  3. Os amigos que utilizo para colocar ordem no PC são Alt+F4 e ALT+CTRL+DEL. Felizmente ja não utilizo o último a algum tempo... É diferente, mas também serve para escapar.. lol

    ResponderEliminar
  4. "teclas que a mioria já se habituou a... "

    maioria

    ResponderEliminar
  5. " (ora carreguem na tecla de Escape agora mesmo)... " como neste caso estava a usar o Clearly no chrome ao carregar ele lançou me para fora dele :P basicamente retirou me da extensão coisaque não sabia que fazia. Graças a este artigo aprendi um atalho para sair novo do Clearly.

    ResponderEliminar