2012/10/06

Apple já está a Melhorar os Mapas 3D do iOS6


Muitas críticas se têm feito sobre os novos mapas do iOS6 da Apple, e onde o novo modo 3D flyover tem estado ao rubro ao mostrar casos caricatos - especialmente no caso de pontes, que se transformam em autênticas montanhas russas.

Já se sabia que a Apple estava a trabalhar a toda a velocidade para melhorar os seus mapas... e os resultados começam já a fazer-se notar. Para alguns utilizadores, a exibição em modo 3D começa já a mostrar resultados bastante melhorados face aos que se tinham inicialmente, passando a apresentar modelos em 3D bastante mais fieis para inúmeras pontes, como aqui se pode ver na Brooklyyn Bridge.


Não esperava que se a reacção da Apple se fizesse sentir tão rapidamente, o que será também o sinal do quanto eles estão a levar esta questão dos mapas a sério. Mas... imagino que vá demorar algum tempo até que estes modelos 3D consigam "remendar" todos os pontos que diariamente vão surgindo, um pouco por todo o mundo.



Pelo menos aqui por Gaia, a Ponte D. Luis continua a ser uma autêntica montanha russa que sem dúvida se tornaria numa atracção mundial. :)

5 comentários:

  1. A coisa vai lá.
    Não tinha visto como era o "Comunicar problemas". Levantando a ponta em baixo à direita está lá a opção, um tanto sumida.
    As opções são
    - Resultado de pesquisa incorrecto
    - ...
    - Outro problema.
    Comunica-lhes que a Ponte D. Luís está toda torta a ver o que acontece :)

    ResponderEliminar
  2. Além das melhorias no 3D Flyover anda-se a falar muito no download dos mapas para utilização offline e, além disso que por serem mapas vectoriais ocupam muito pouco espaço de "memória".

    "Cortando" todas as comunicações (ou seja, usando o "modo de voo" e desligando o Wi-Fi) tenho os mapas dos sítios onde andei a navegar (com os dedos). Dá-me a impressão que o download dos mapas é automático. Não se faz download de mapas como no OpenMaps, mas tem semelhanças.
    http://macmagazine.com.br/2012/10/05/novo-mapas-do-ios-6-suporta-modo-offline-automaticamente

    ResponderEliminar
  3. Este site encontrei-o no macmagazine.com.br. Em princîpio, por usar html5 permite ver o "street view" em qualquer dispositivo sem flash, como é o caso do iPhone e do iPad.

    Tem que se ir ampliando, por exemplo, até se verem as ruas principais de Lisboa ou do Porto e arrastar para lá o bonequinho amarelo que está no canto superior esquerdo. Fecha com o X do canto direito.

    Funciona impecávelmente bem. Melhor que o Google Maps web mobile.

    http://www.viewstreetnoflash.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentei primeiro no iPad. No iPhone, por causa do texto, mesmo na horizontal, fica pequeno.

      Eliminar
  4. Sem dúvida que são mais rápidos a resolver estes problemas que a Google ou por exemplo a TomTom. Já comuniquei incorrecções de mapas aos dois... e ao fim de uns 2 anos... Nada!!!

    ResponderEliminar