2012/10/29

Os Furos das Portas dos Micro-Ondas

Neste fim-de-semana ficamos a saber como funcionam os fornos micro-ondas, e hoje voltamos a este tema para resolver um pequeno detalhe que não tinha sido abordado.

Se um forno micro-ondas usa radiação electromagnética para aquecer a comida, não será perigoso ter uma porta que nos permite ver o que se passa lá dentro? E a resposta é não, graças à grelha cheia de pequenos buracos que está na porta e que permite espreitar lá para dentro.

Aquela grelha em conjunto com toda uma estrutura metálica no interior do micro-ondas cria uma gaiola a que se dá o nome de gaiola de Faraday (nome de um senhor que nos fez o grande favor de descobrir muitas propriedades da física moderna). Essa "gaiola" funciona como uma barreira que impede que as micro-ondas saiam para fora do aparelho, o que seria pouco aconselhável para tudo o que estivesse ao seu redor - pois como se devem lembrar, as micro-ondas aquecem facilmente moléculas de água que é um dos maiores constituintes do nosso corpo.

Só falta ficarem a saber que o tamanho dos buracos na grelha tem a ver com o comprimento de onda das micro-ondas. As micro-ondas têm um comprimento de onda de aproximadamente 12 centímetros o que faz com que, para ser eficaz, os buracos têm de ser menores que 12 centímetros. Como facilmente se poderá constatar... os orifícios da grelha são bem mais pequenos, garantindo que qualquer "onda" não se consiga evadir da gaiola!

Ed. - Um dos testes que podem fazer para verificar se o vosso micro-ondas não tem "fugas", é colocarem o um telemóvel ou equipamento WiFi no seu interior, e verificarem se está contactável. A tal gaiola deverá impedir que as ondas de rádio passem lá para dentro (tal como evitam que saiam cá para fora).
Não se esqueçam é de desligar o micro-ondas da tomada primeiro, para evitar azares... pois tenho um amigo que já "fritou" o seu telemóvel ao colocá-lo lá dentro, e ao fechar a porta dar início a um programa automático que iniciou o micro-ondas! :)

[Por Pedro Cabido]

3 comentários:

  1. Por acaso uma vez fui a uma worten fazer essa experiencia com os micro-ondas que lá estavam expostos a ver se realmente todos eles bloqueavam ou não as ondas.
    Coloquei um telemóvel dentro de cada micro-ondas e depois telefonei para ele.

    Resultado: consegui estabelecer a chamada em todos eles... uma vez por outra não estabelecia, mas na maioria das vezes telefonou sem problemas.

    Penso que este teste não é muito fidedigno porque estamos a falar de frequências diferentes de micro-ondas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será caso para dizer... Myth Busted? :)

      Eliminar
    2. Parece que sim :)

      Descobri mais informações neste link

      http://www.wikihow.com/Check-a-Microwave-for-Leaks

      Eliminar