2012/11/28

Análise ao Logitech M600 Touch Mouse


Nas últimas semanas tive oportunidade de testar um dos ratos da Logitech que recentemente ganhou nova visibilidade devido à chegada do Windows 8 e a aposta no "touch": o Logitech m600 [site Logitech].

Esta rato distingue-se da maioria dos seus congéneres ao não apresentar nenhum botão físico ou roda de scroll visível. Mas no entanto, funciona de forma semelhante a todos eles... tendo apenas trocado os controlos físicos por uma carapaça sensível ao toque e aos gestos.


O Logitech m600 Touch Mouse



Usando duas pilhas AA, este m600 utiliza a tecnologia Unifying da Logitech, o que significa que se já tiverem outro rato ou teclado da Logitech poderão usar um único receptor para poderem usar até 6 equipamentos.



Em utilização, não há necessidade de grandes aprendizagens... basta fazer como fariam num rato convencional, toques de um lado ou do outro funcionam como normalmente (o acto de "clicar" é feito com um clique "físico" de todo o rato), e para fazerem o scroll, basta arrastarem o dedo no meio, para cima e para baixo - um sistema que utiliza uma tecnologia chamada "Flow Scroll" para tornal o scroll mais fluido nos browsers. Também é possível arrastarmos o dedo para a esquerda/direita, para andarmos para a página anterior/seguinte no browser.

No entanto... é pena que não se possa usar a sua superfície touch para fazer mais operações, como por exemplo "pinch-to-zoom", que poderia ser postas em bom uso quando se utilizam programas de desenho, ou sites como o Google Maps.

Também se torna um pouco confuso caso estejam habituados a utilizar o "clique" da roda de scroll, para não falar na impossibilidade de fazerem coisas como manter o botão esquerdo continuamente pressionado e darem um clique independente com o botão direito (são coisas que não serão muito habituais mas que podem ser usadas nalguns programas específicos).

Com um preço de cerca de 55€, penso que este m600 teria muito a ganhar se a Logitech disponibilizasse mais possibilidades de programação e reconhecimento de gestos... Porque senão, terá que se contentar apenas com um:

Logitech m600 Touch Mouse

Prós
  • Formato ambidextro
  • Tecnologia Unifying
  • Scrolling e gestos de anterior/posterior intuitivos

Contras
  • Sem possibilidade de programar mais gestos
  • Volumoso demais para ser usado como rato "mobile"
  • Preço



3 comentários:

  1. Boas,
    Onde é que esse rato custa 55 euros?
    É que algumas semanas atrás estive à procura desse rato e o único local que encontrei foi na FNAC e custa 69,99 euros.
    Ou então no exterior (computeruniverse.net) por 52,61 euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o preço que me apareceu no kuantokusta: http://www.kuantokusta.pt/1/217412/Logitech-Wireless-Touch-Mouse-M600

      Eliminar
  2. tem a vantagem de resolver o problema de botões de porcaria que a logitech usa em alguns modelos e que ao fim de algum tempo começam a fazer cliques involuntários.

    ResponderEliminar