2012/11/29

Apple Trabalha em Electricidade sem Fios?


Já todos sabemos que os carregadores wireless estão prestes a tornar-se algo cada vez mais comum, com a Nokia, a LG, e muitas outras empresas a apostarem cada vez mais em força nestas tecnologias, como forma de nos livrarmos dos cabos e adaptadores para recarregar os nossos equipamentos móveis.

Mas, é também sabido que esta tecnologia ainda não possibilita aquilo que muitos poderiam desejar, já que os sistemas existentes obrigam a que os equipamentos sejam colocados directamente sobre uma superfície de carregamento.

A Apple no entanto parece ter uma ideia mais expansiva deste conceito, patenteado um sistema um um equipamento central, como um monitor ou televisor, possa gerar um campo de energia que poderá recarregar equipamentos de baixo consumo que estejam num raio de cerca de 1 metro.

Embora o sistema não seja capaz de transmitir quantidade de energia suficiente para carregar - por exemplo - um portátil; será mais do que suficiente para manter carregados um rato e teclado sem fios, assim como outros equipamentos de baixo consumo.

Não sei até que ponto é que isto seria mais eficiente do que ter o "tampo da secretária" a agir como superfície de carregamento wireless - e também imagino as potenciais polémicas sobre ter equipamentos a gerar campos de energia em nossas casas (mais do que os que já temos, como hotspots, telemóveis, etc. etc) Mas... isso será coisa que poderemos abordar apenas quando este tipo de tecnologia resultar em produtos concretos. Até lá... é apenas mais uma das muitas patentes que as empresas se "divertem" a registar, sabe-se lá com que propósito...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)