2012/11/29

YouTube ganha Legendas Automáticas em Português


É bom ver que o Google não nos está a deixar ficar esquecidos - ou melhor dizendo: a língua portuguesa. Embora ainda continue em fase experimental, o Google adicionou seis novas línguas ao seu sistema de legendagem automático no YouTube... e que agora passa a incluir o Português.

Quer isto dizer que qualquer pessoa poderá activar esta funcionalidade em vídeos falados em Português, e ter uma conversão automática do que é dito para legendas em texto. Claro que haverá muitas situações onde o reconhecimento de voz dará origem a palavras bem estranhas (e só de tentar imaginar toda a multiplicidade de sotaques que a nossa língua tem, do transmontanto ao alentejano, passando pelo açoreano e pelo palavreado do "Puorto"... até me arrepio só de pensar).

Para além do inglês, japonês espanho e coreano, esta actualização adiciona o alemão, italiano, francês, russo, holandês... e o nosso querido Português.

Para os criadores dos vídeos, estas legendas automáticas poderão ser usadas como ponto de partida para legendagens mais cuidadas, com a possibilidade de fazer o seu download para correcções, ou fazendo-as directamente no YouTube.

1 comentário:

  1. Pena é, que o "Street View" se tenha ficado pelas cidades do Porto e Lisboa.
    É só arrastar o bonequinho pela península e ver o quanto avançados estão os "hermanos".

    ResponderEliminar