2012/11/29

A Moral dos Automóveis sem Condutor


Estava eu a matutar sobre um artigo sobre as profundas implicações de um futuro (a longo prazo) onde os automóveis sem condutor se tornem no meio preferencial de locomoção - imagem só... com carros "automáticos", deixa de haver necessidade para os semáforos, sinais de trânsito, etc. Com todos os automóveis a seguirem as regras, ou a serem controlados por um controlador central que gere toda uma cidade, cada veículo saberá exactamente o que fazer a cada instante. É uma ideia engraçada de imaginar e desenvolver... mas eis que me deparei com outra que inevitavelmente também teria que ser considerada: qual a moral que um automóvel sem condutor deverá ter?

Isto é, um automóvel poderá estar programado para ser o mais seguro possível - mas, os acidentes existem precisamente por serem imprevisíveis. E se surgir uma situação onde um automóvel tenha que tomar uma decisão entre atropelar uma criança que inesperadamente surgiu à frente do veículo, ou em alternativa desviar-se e atirar-se por um precipício abaixo?

Algumas pessoas poderão pensar que ainda estaremos a muitas décadas de distância de um futuro onde este tipo de questões se venha a colocar - mas considerando que já há estados norte-americanos onde este tipo de automóveis sem condutor já são legais... talvez este dilema tenha que vir a ser abordado muito mais cedo.

Estarão estes automóveis (e os seus programadores) prontos para começarem a lidar com as situações "impossíveis" com que por vezes nos deparamos na nossa sociedade?

4 comentários:

  1. É uma preocupação compreensível. Mas a moral dos condutores de hoje em dia (a maioria) não é a melhor também. Basta ver pelo número colossal de mortes que os acidentes causam todos os dias no mundo. Se esse número for diminuído, é uma vitória.

    ResponderEliminar
  2. É necessário não esquecer que deverá ser muito difícil não cumprir os limites de velocidade com carros destes o que só por ai da tempo para travar...

    ResponderEliminar
  3. Há outro pormenor interessante, que é qual a razão para possuir um carro quando eles andarem por aí sozinhos? Podemos programar uma viagem e o carro aparece lá à hora marcada e vai a sua vida depois de nos deixar no destino. Podíamos pagar uma mensalidade para usar esse serviço e não precisaríamos de nos preocupar onde o guardar nem fazer as revisões, etc.
    Na minha opinião vamos ter a "médio" prazo muitos avanços nesta tecnologia.

    ResponderEliminar
  4. Só mais um apontamento, em relação aos acidentes, pelo que li há tempos, todos os acidentes em que os carros sem condutor estiveram envolvidos a culpa foi sempre do carro que era conduzido por humanos.

    ResponderEliminar